Grandes montadoras perdem mais 3,2 pontos de participação
As quatro grandes montadoras – Fiat, Volks, GM e Ford – vêm perdendo participação desde a abertura do mercado, nos anos 1990, pois passaram a disputar a preferência do consumidor com as novas montadoras instaladas aqui e com os importadores. Todas essas marcas, mais os pequenos fabricantes de carros especiais, somam hoje 77 empresas. Portanto, com essa concorrência, a tendência das quatro marcas tradicionais seria mesmo reduzir a participação, enquanto as novas vão avançando.
O balanço do primeiro semestre de 2011 mostra claramente esse processo. Nenhuma das quatro grandes conseguiu acompanhar o crescimento do mercado de carros e comerciais leves no período, que foi de 9,7%, enquanto a maioria das pequenas aumentou a participação.
Além de Fiat, Volks, GM e Ford, só mais sete marcas perderam participação no mercado no primeiro semestre de 2011: Hyundai, Honda, Toyota, Peugeot, Subaru, Dodge e Smart. Todas as demais que atingiram pelo menos 0,1% das vendas totais, aumentaram as vendas este ano.
Os destaques entre as dez mais vendidas foram a Renault, que conquistou 0,6 de participação (passando de 4,32% para 4,91%) e a Citroën, que subiu de 2,42% para 2,84%, um aumento de 0,41 ponto na participação do mercado total. Foram as únicas das Dez Mais que cresceram acima do mercado este ano.
Da Fenabrave