Produção deve ser normalizada a partir de junho, diz Toyota
Retomada da produtividade será feita por etapas em todo o mundo. Terremoto que atingiu o Japão prejudicou o fornecimento de peças
A montadora japonesa Toyota anunciou nesta quarta-feira (11) que sua produção deverá se normalizar pouco a pouco a partir de junho. As linhas de montagem no Japão foram afetada pelas consequências do terremoto de 11 de março.
“A produção se normalizará por etapas em todo o mundo a partir de junho, principalmente a partir de julho no Japão e agosto no resto dos países, como havíamos anunciado em 22 de abril”, divulgou a empresa em um comunicado.
Até três de junho, a produção da maior fabricante de automóveis do mundo só atingirá a metade do que estava previsto para antes da ocorrência da catástrofe.
“Em junho, a produção, variável de acordo com as regiões e os modelos, alcançará aproximadamente 70% do normal em nível mundial”, traz ainda a nota oficial.
A catástrofe devastou o nordeste do Japão em 11 de março e danificou ou destruiu inúmeras empresas provedoras de autopeças para a Toyota, o que obrigou a fabricante a reduzir sua cadeia de produção tanto no Japão quanto nos outros países, o que inclui o Brasil.
Fábrica de Indaiatuba
Em abril, a Toyota anunciou a interrupção por três dias da produção na fábrica de Indaiatuba, em São Paulo, para gerenciar problemas de falta de peças fornecidas pelo Japão. Ela repetiu a paralisaçao da linha do Corolla no dia 6 de maio e repetirá o procedimento no dia 20. Ao todo, são fabricadas 303 unidades do modelo por dia no Brasil.
Do Auto Esporte