Toyota volta a ser a marca de carro mais valiosa
Por quatro anos consecutivos (entre 2006 e 2009), a Toyota foi apontada como a marca de carro mais valiosa do mundo no BrandZ – ranking criado em 2006 e que aponta as 100 marcas mais estimadas do planeta. Mas os megarecalls, anunciados no fim de 2009 e no início de 2010, derrubaram a montadora japonesa, que foi superada pela alemã BMW no ano passado. No entanto, surpreendentemente, a Toyota está de volta ao posto máximo entre as montadoras. A lista de 2011, divulgada nesta segunda-feira (9) pela consultoria Millward Brown, aponta novamente a fábrica japonesa como a mais valiosa da indústria automobilística mundial.
Apesar de toda a repercussão ruim causada pelos recalls, a Toyota avançou 11% no BrandZ, atingindo um valor estimado de US$ 24,2 bilhões. O crescimento tímido de 3% fez com que a BMW perdesse o título de mais valiosa – ainda assim, a marca bávara vale US$ 22,4 bilhões pelo ranking. Outra mudança foi a ascensão da Mercedes-Benz (US$ 15,3 bilhões), que cresceu 12% e passa a ser a terceira marca de carros mais preciosa – a alemã superou a japonesa Honda (US$ 14,2 bilhões), que caiu 1% na comparação com 2010. Já a conterrânea Nissan foi a que mais cresceu entre as montadoras, com 17% positivos e um valor estimado de US$ 10,1 bilhões.
No “Top 100” do BrandZ, entretanto, mesmo a Toyota está distante das marcas consideradas as mais valiosas do mundo. A montadora japonesa aparece apenas da 27ª colocação geral. Das fabricantes de veículos, a última a figurar entre as “100 mais” é a Nissan, que ocupa a 88ª colocação. No ranking de 2011, a Apple foi apontada como a mais valiosa do globo terrestre. A marca da maçã mordida, que produz os mais cobiçados aparelhos eletrônicos da atualidade (entre eles o tablet iPad e o iPhone) foi estimada em fantásticos US$ 153 bilhões – o todo-poderoso Google, que ocupou a ponta em 2010, passou à segunda colocação, calculado em US$ 111 bilhões.
Veja abaixo as dez marcas de carro mais valiosas do mundo:
1ª – Toyota (US$ 24,2 bilhões) (+11%)
2ª – BMW (US$ 22,4 bilhões) (+3%)
3ª – Mercedes-Benz (US$ 15,3 bilhões) (+12%)
4ª – Honda (US$ 14,2 bilhões) (-1%)
5ª – Porsche (US$ 12,4 bilhões) (-3%)
6ª – Nissan (US$ 10,1 bilhões) (+17%)
7ª – Volkswagen (US$ 7,4 bilhões) (+6%)
8ª – Ford (US$ 7,4 bilhões) (+5%)
9ª – Audi (US$ 3,8 bilhões) (+5%)
10ª – Lexus* (US$ 3,7 bilhões)
* A Lexus, divisão de luxo da Toyota, aparece entre as dez marcas de carros mais valiosas pela primeira vez e, por isso, não sofreu oscilações.
Do UOL Economia