Quatro grandes montadoras perdem mercado no primeiro trimestre

Fonte: Autodata

Sérgio Habib, presidente do Grupo SHC e representante da JAC Motors no Brasil, afirmou em entrevista From the Top AutoData que as marcas chinesas e coreanas que entraram no mercado roubariam participação das quatro grandes – Fiat, Ford, General Motors e Volkswagen –, não competindo diretamente com as newcomers. O executivo, entretanto, afirmou que isso não significaria necessariamente redução no volume de vendas destas marcas: elas apenas cresceriam abaixo da média do mercado.

Ao menos no primeiro trimestre foi exatamente isso o que aconteceu. No ano passado as quatro grandes foram responsáveis por 73,7% das vendas no mercado doméstico e, de janeiro a março foram de 2011, a fatia caiu mais de dois pontos porcentuais, para 71,6% de participação. Comparado com o primeiro trimestre de 2010, quando venderam 74,4% do total do mercado, são quase três pontos porcentuais a menos.

Mas, ao contrário do que disse Habib, as vendas dessas quatro marcas caíram no período, ainda que muito pouco – duas mil unidades. Foram emplacados 556 mil automóveis e comerciais leves de Fiat, Ford, GM e VW de janeiro a março. Quando comparadas com o primeiro trimestre a maior baixa foi na Ford, que viu suas vendas ficarem 9,6% menores no período, seguida pela GM, redução de 8,8%.

Apenas a Volkswagen cresceu acima do mercado, com vendas 10% superiores, mas teve a liderança do mercado roubada pela Fiat, que cresceu 2,7%.

Das dez primeiras do ranking a que mais cresceu foi a Citroën, embalada pela boa aceitação do Aircross no mercado: 30,5% no período e dois degraus acima no ranking. Outra francesa, a Renault, cresceu 12,5% no trimestre frente a 2010 e consolidou a quinta colocação no ranking, exatamente a primeira dentre as newcomers.

Da Autodata