Toyota aposta em emergentes e pretende duplicar lucro até 2015

A montadora japonesa Toyota pretende vender metade de seus veículos nos mercados emergentes e investir em modelos híbridos como parte de seus planos para alcançar lucro operacional global de 1 trilhão de ienes (US$ 12 bilhões) até 2015.

A maior montadora do mundo divulgou hoje um documento com planos e direções para seus funcionários em que afirma ter incorporado lições obtidas com a retração do mercado no pós-crise financeira e com a série de recalls que se viu obrigada a fazer recentemente, envolvendo mais de 8 milhões de veículos.

A Toyota pretende chegar a 10 milhões de automóveis vendidos até 2015. Para isso, pretende investir em tecnologias inovadoras que minimizem o impacto ambiental e em modelos “otimizados para as necessidades dos mercados emergentes”. A fabricante prevê ainda o lançamento de dez novos modelos híbridos até 2015.

Os modelos da linha Lexus, divisão de veículos de luxo, estão entre os que a companhia pretende oferecer em escala crescente nos mercados emergentes.

Com a justificativa de colocar o novo planejamento em prática de forma ágil, a Toyota reduziu o conselho de diretores em mais da metade, de 27 para 11 membros.

A empresa também afirmou ter reduzido as camadas do processo decisório, além de aumentar o poder das unidades regionais. As mudanças serão implementadas em estágios, com início no dia primeiro de abril.

No terceiro trimestre fiscal, encerrado em dezembro, a Toyota divulgou queda de 39% no lucro líquido atribuível à companhia, que ficou em 83,6 bilhões de ienes (US$ 1,1 bilhão).

Do Valor Econômico