Mercedes tem melhor resultado da história no Brasil

Montadora vendeu 101 mil caminhões, ônibus e automóveis em 2010, seu melhor ano no país desde que se instalou, em 1957

Em mais de 50 anos de Brasil, a Mercedes-Benz teve em 2010 o melhor ano de sua história no país. A empresa alemã, que fincou suas estacas em terras brasileiras em 1957, vendeu 101 mil veículos no ano passado entre caminhões, ônibus e automóveis.

O grande salto de 70% em relação à 2009, ano de crise e início de recuperação econômica, foi proporcionado graças ao mercado de caminhões. A montadora comercializou 46,5 mil unidades, alta de 43% em relação às vendas do ano anterior.

“O ano de 2010 foi de recuperação dos mercados e isso foi proporcionado justamente pelo crescimento econômico do país. Os números de vendas do ano passado foram melhores que os de 2008, até então o recorde para o segmento. Além disso, automóveis e ônibus também foram representativos em nossos balanços”, ressaltou o vice-presidente de vendas da Mercedes no Brasil, Joachim Maier.

“Em 2011, esperamos superar estes números”, disse.

Para este ano, o crescimento de vendas no mercado interno segundo Maier será em torno de 10%, sendo que o segmento de automóveis terá o aumento mais expressivo. Em 2010, venderam no Brasil 7,8 mil carros. Neste ano, a montadora deverá chegar a marca de 10 mil unidades comercializadas.

“No ano passado fizemos um reposicionamento, pois, tínhamos que compensar nossos concessionários com a queda nas vendas em 2009 com a crise econômica no país. Temos carros competindo em segmentos que antes não atuávamos e nos defendemos da entrada de novos concorrentes. Com isso, conseguimos reverter a curva e fechamos o ano com aumento de 40% no volume de vendas de automóveis.”

No segmento de caminhões, que representa o maior volume de vendas da marca no país, Maier espera que sejam comercializados cerca de 50 mil unidades Mercedes-Benz no Brasil. “Para nós, será um ano realmente bom em veículos comerciais. As obras de infraestrutura e o próprio crescimento econômico do país proporcionaram o aumento. E estamos preparados para isso, pois, investimos no aumento de nossa capacidade produtiva para atender o crescimento do mercado.”

As montadoras de caminhões instaladas no Brasil estimam que as vendas em 2011 deverão ficar entre 160 a 170 mil unidades. No ano passado, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), foram comercializados 157, 69 mil caminhões, aumento de 43,5% no comparativo com 2009, quando foram vendidos 109,87 mil unidades.

“Com a capacidade que tínhamos estávamos perdendo mercado, pois, a demanda é grande”, diz. Agora, a partir do segundo semestre, a montadora recebe o maquinário na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) e poderá aumentar a produção.

Além disso, em 2012, será iniciada produção em Juiz de Fora (MG) uma unidade antes projetada para automóveis e que passará a montar caminhões Actros, lançados no ano passado e hoje importado da Alemanha. A Mercedes investirá cerca de R$ 1,5 bilhão nas duas unidades no país para aumentar a sua capacidade produtiva.

Exportação
Além da melhora nas vendas no Brasil, Maier ressaltou que as exportações também apresentaram recuperação em 2010. “Argentina e Chile foram mercados que cresceram no ano passado”. Segundo a empresa, foram embarcados 6 mil caminhões, 3,4 mil ônibus e cerca de 12 mil automóveis. “A América Latina é um grande mercado.”

Do Brasil Econômico