Mercado automotivo brasileiro atrai suecos
Empresas suecas estão de olho no Brasil e vieram reconhecer as oportunidades que o setor automotivo oferece junto com o investimento de R$ 40 bilhões em instalações, produtos e tecnologias até 2015. Na última semana de novembro uma delegação de 16 executivos, representando onze empresas da área de suprimentos, estiveram no País durante uma semana participando do Go Global Brazil 2010, uma iniciativa da entidade dos fabricantes suecos de autopeças em benefício da internacionalização dos associados.
Com foco no segmento de veículos comerciais, o programa do encontro trouxe um dia de seminário, seguido de visitas à Scania, Volvo, Mercedes Benz, MAN e Fiat. O evento foi organizado pela SouthPartner, empresa especializada em auxiliar empresas estrangeiras a ingressar no Brasil.
“O objetivo foi dar aos representantes das empresas uma visão geral da economia brasileira e informações sobre as características da indústria local”, disse Peter Munk, diretor da SouthPartner e responsável prática de negócios automotivos.
Para fornecedoras que já atuam com fabricantes de veículos presentes na Suécia meio caminho está andado para atuar aqui, segundo avaliação de Erodes Berbetz, diretor de compras de componentes de powertrain da Volvo do Brasil. Ele manifestou interesse em ter por perto as companhias participantes do Go Global Brazil.
Há também um efeito positivo para essas companhias em conquistar clientes entre as montadoras locais – seria uma abertura de portas na Europa junto às marcas que também estão presentes naquela região.
Da Automotive Business