Ford tem lucro acima do esperado e reduz dívida

A Ford Motor divulgou nesta terça-feira lucro trimestral maior que o esperado e adiantou em um ano uma previsão de redução de dívida considerada como fundamental para voltar a ter nota de grau de investimento.

A Ford, que espera ter um lucro sólido este ano, afirmou que pagou 2 bilhões de dólares em dívida no trimestre passado e que vai reduzir débito com um fundo de assistência médica de funcionários aposentados do sindicato de metalúrgicos United Auto Workers na sexta-feira.

As ações da empresa, que na segunda-feira chegaram ao maior patamar em seis meses, exibiam queda de 2,6 por cento no pregão eletrônico após o anúncio dos resultados.

A montadora informou que espera agora ter recursos em caixa que pelo menos se equiparem à sua dívida até o final de 2010, um ano antes da previsão feita em julho.

A Ford, que sofreu prejuízos de 30 bilhões de dólares entre 2006 e 2008, tomou empréstimos de 23,5 bilhões de dólares no final de 2006 para apoiar sua recuperação, o que deixou a empresa com cargas de dívida mais pesadas que rivais como General Motors e Chrysler.

A última vez que a Ford teve grau de investimento foi em maio de 2005. A empresa não vinha mantendo fluxo de caixa positivo na divisão automotiva desde o segundo trimestre de 2008.

O lucro líquido da montadora no terceiro trimestre somou 1,7 bilhão de dólares, ou 0,43 dólar por ação, ante 997 milhões, ou 0,29 dólar por ação, um ano antes. Excluindo a unidade Volvo, vendida em agosto, a receita cresceu 1,7 bilhão de dólares, para 29 bilhões.

Sem incluir eventos não recorrentes, a Ford teve lucro de 0,48 dólar por ação ante estimativa média do mercado de ganho de 0,38 dólar, segundo a Thomson Reuters I/B/E/S.

As operações automotivas encerraram o período com lucro operacional de 1,3 bilhão de dólares. Todas as regiões, com exceção da Europa, apresentaram ganhos no trimestre.
A Ford anunciou que vai pagar na sexta-feira a dívida remanescente de 3,6 bilhões de dólares devida junto ao fundo sindical do United Auto Workers.

A montadora anunciou ainda que espera que todas as regiões onde opera divulgarão lucro no quarto trimestre e também em 2011.

Da Reuters