No Brasil, Volkswagen acredita em mercado de 4 milhões de veículos para 2014

Confiante em que a economia brasileira mantenha o ritmo de crescimento nos próximos cinco anos a montadora já definiu novos investimentos, que serão anunciados em dezembro

O mercado pensa nos números para o ano que vem, mas Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil, já apresentou suas expectativas de vendas no mercado brasileiro para até 2014. Nos planos da empresa para 2010 foram definidos dois cenários na comparação com 2009 – 3% de crescimento sobre este ano e 6% no caso de um cenário ainda mais positivo -, superando 3 milhões de unidades vendidas de automóveis e comerciais leves.

Este desempenho, claro, dependerá da situação econômica. É assim que Schmall projeta crescimento do PIB de 4,1% e taxa de desemprego de 8%, considerando ainda aumento da renda das famílias brasileiras. Para os juros a taxa Selic no ano que vem deve manter um dígito, perto de 9%, e inflação de 4,3%.

Dificuldades o setor ainda pode viver com relação aos mercados internacionais. Segundo Schmall o crescimento das importações devido à valorização do real – esperando que o dólar fique perto de R$ 1,90 em 2010 – deve ser analisado como oportunidade para a indústria.

O aumento dos preços das commodities também será algo preocupante no setor nos próximos anos. Por conta disso a VW tem investido em materiais alternativos que compensem os investimentos: “Apostamos no magnésio e no carbono”.

Confiante em que a economia brasileira mantenha o ritmo de crescimento nos próximos cinco anos a Volkswagen já definiu novos investimentos, que serão anunciados em dezembro. O novo aporte será aplicado tanto em novos produtos quanto na expansão da produção das unidades instaladas na América do Sul para suportar o mercado ao longo desses anos que deve somar, segundo Thomas Schmall, 4 milhões de unidades vendidas no Brasil, das quais 1 milhão deverão ser VW.

Para sustentar o crescimento a companhia deu início ao plano de ajuda aos fornecedores. Por meio de fundo de pensão recursos financeiros da ordem de US$ 600 milhões foram reunidos para financiar seus parceiros garantidos pelo próprio fornecimento de peças à Volkswagen: “É um plano-piloto e está sendo aplicado apenas no Brasil, mas há a intenção de expandir ainda mais os recursos”.

Da Autodata