Vendas da Ford sobem 2,4% em julho nos Estados Unidos
Aumento, o primeiro registrado em 20 meses, foi impulsionado por programa federal de Obama
A Ford Motor registrou aumento de 2,4% nas vendas de veículos leves durante julho nos Estados Unidos, a primeira mensal em 20 meses, dando início aos dados sobre vendas das montadoras e que devem ilustrar o desempenho do programa do governo “Dinheiro por Sucata” da administração Obama. As ações da Ford subiam mais de 7% às 14h06 (de Brasília).
Não fosse o programa federal, iniciado em 24 de julho, a perspectiva era de queda nas vendas da Ford. Mas o programa praticamente queimou todo seu orçamento, financiando US$ 1 bilhão logo de início em consequência da forte resposta dos consumidores e puxando as vendas na indústria bem acima dos níveis do primeiro semestre.
A Ford disse que as vendas de veículos leves atingiram 164.795 em julho, de 160.990 em julho do ano passado, incluindo as vendas do Transit Connect, um novo pequeno modelo de caminhões comerciais vendido nos Estados Unidos. As vendas dos automóveis Ford, Lincoln e Mercury subiram 8,7% em julho, enquanto as vendas de caminhões caíram 2,6%. AS vendas gerais para todas as marcas avançaram 9%, disse a Ford.
Mas o programa “Dinheiro por Sucata”, que oferece abatimento no imposto para os consumidores que trocarem veículos com elevado padrão de consumo de combustível por modelos de consumo mais eficiente, já causa preocupações relacionadas a seu orçamento. A Câmara aprovou sexta-feira um adicional de US$ 2 bilhões para o programa, que ainda será apreciado pelo Senado. As informações são da Dow Jones.
Da Agência Estado