GM anuncia investimento de R$ 2 bilhões no Brasil

É a primeira multinacional do setor a anunciar novos projetos no País desde o estouro da crise econômica global, em setembro do ano passado. O objetivo é desenvolver uma nova família de veículos voltada ao mercado sul-americano

A subsidiária da General Motors (GM) no Brasil anunciou nesta quarta-feira (15) um investimento de cerca de R$ 2 bilhões até 2012, o que a torna a primeira multinacional do setor a anunciar novos projetos no País desde o estouro da crise econômica global, em setembro do ano passado. O objetivo é desenvolver uma nova família de veículos voltada ao mercado sul-americano.

Os investimentos serão destinados à ampliação da fábrica da empresa em Gravataí, no Rio Grande do Sul, disse o presidente da GM no Brasil, Jaime Ardila, em reunião com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília.

Entre 10% e 20% do total de R$ 2 bilhões deverão ser utilizados, principalmente, no centro de desenvolvimento de São Caetano, divisão onde nascem projetos dos novos carros. Cerca de 1.700 técnicos, engenheiros e designers trabalham no departamento, que se tornou referência dentro da própria multinacional e que é responsável pela exportação de talentos. Nesta planta, porém, os trabalhadores estão mobilização por mais contratações, pois o atual quadro não é suficiente para atender a demanda da produção.

Os recursos permitirão a subsidiária a fabricar dois novos modelos de automóveis em Gravataí, a partir de 2012, onde a empresa já produz os modelos Celta e Prisma, que serão projetados por engenheiros brasileiros.

As operações da GM no Brasil são relativamente independentes das da matriz nos Estados Unidos, razão pela qual a subsidiária foi uma das menos afetadas no processo de recuperação após a declaração da saída da concordata feita na semana passada, com a criação da “Nova GM”.

“Trata-se de um investimento adicional aos R$ 3 bilhões que já tínhamos anunciado nos dois últimos anos”, afirmou Ardila. O executivo esclareceu que, no total, a empresa investirá US$ 2,5 bilhões no Brasil até 2012.

Do total dos recursos, 50% do novo investimento será desembolsado diretamente pela GM do Brasil, enquanto 30% serão financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e os 20% restantes pelo Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul).

Segundo o empresário, a capacidade de produção da fábrica em Gravataí aumentará dos atuais 230 mil veículos para 380 mil unidades ao ano.

“Teremos uma capacidade mais de três vezes superior à inicial (120 mil unidades), quando a fábrica foi inaugurada, em 2000”, disse.

O projeto, acrescentou, gerará mil novos empregos diretos em Gravataí, sem contar os postos que serão criados pelas empresas que abastecem a fábrica.

Lula, em seu discurso, lembrou que, na semana passada, quando participou da reunião do Grupo dos Oito (G8, formado pelos sete países mais industrializados do mundo, mais a Rússia) na Itália, se sentiu “orgulhoso de ser brasileiro em momentos em que as subsidiárias das fabricantes de automóveis no Brasil estão melhor que suas matrizes”.

“Me reuni com vários presidentes e todos estavam de boca aberta com a situação das empresas no Brasil”, afirmou.

A GM, que opera no Brasil há 84 anos, é a maior subsidiária da multinacional na América do Sul e a terceira maior fora dos EUA. A companhia é a terceira em vendas de automóveis no Brasil e tem 23 mil funcionários.

A empresa, que o ano passado vendeu um recorde de 548.941 veículos no país e teve uma participação de 19,5% no mercado brasileiro, conta com fábricas nas cidades de São Caetano do Sul e São José dos Campos, no estado de São Paulo, além da de Gravataí.

O fabricante, que deve lançar um novo modelo no país neste ano, também conta com um complexo industrial em Mogi das Cruzes, onde produz peças e um campo de testes em Indaiatuba, ambos no estado de São Paulo.

A GM do Brasil também está construindo uma nova fábrica de motores e autopeças na cidade de Joinville, em Santa Catarina.

Do UOL, com informações de Efe e da Reuters e do Diário do Grande ABC