Toyota confirma investimentos para fábrica em Sorocaba

Impulsionada pela redução do IPI, anunciada pelo Governo Federal, montadora japonesa deve iniciar produção em 2011, gerando pelo menos 2,5 mil empregos na região. Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, Ademilson Terto, comemorou a decisão

A montadora japonesa Toyota decidiu manter o projeto de construção de uma fábrica de carros de passeio, com capacidade de produção de 150 mil unidades/ano, em Sorocaba, triplicando a capacidade produtiva da empresa no país.

A companhia havia anunciado os planos para a planta em Sorocaba há um ano, mas seis meses depois, com a diminuição do crédito em virtude da crise, a empresa anunciou que revisaria os planos para projetos no Brasil, Índia e China.

A atual decisão, de avançar com a segunda planta no país, foi impulsionada pelas medidas do Governo Federal em reduzir o IPI para a compra de veículos novos.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, Ademilson Terto da Silva, comemorou o anúncio: “A notícia é excelente. Com a confirmação dos planos da Toyota e a geração de 2.500 empregos diretos, o anúncio da montadora também significa um novo impulso na implantação de um Parque Tecnológico na cidade. Temos certeza de que, se não fossem as medidas acertadas e bem pesadas do governo Lula, os planos positivos para a nossa região seriam frustrados”.

Segundo o porta-voz da Toyota no país, Erick Boccia, “A redução do IPI no Brasil é importante e favoreceu para que a empresa mantivesse os planos no país”.

O governo anunciou a renovação do acordo que reduz o IPI para compra de veículos na segunda-feira (29).

A nova planta, que produzirá carros compactos, deve ficar pronta em 2011. A montadora japonesa já possui uma unidade em Indaiatuba-SP, que fabrica cerca de 70 mil Corollas por ano.

De acordo com a Anfavea, as vendas da Toyota no país cresceram 29% nos primeiros cinco meses do ano, chegando a 19.648 unidades.

A montadora não informou quanto deverá investir na nova fábrica.

Da CNM