Ford Motor elevará produção para ganhar mercado

Única das montadoras de Detroit que não precisou de socorro do governo americano, a Ford planeja aumentar a produção no terceiro trimestre em cerca de 10% em relação ao nível de um ano atrás

A Ford Motor Co. está se preparando para pisar no acelerador, numa tentativa de ganhar participação de mercado enquanto suas duas principais rivais estão às voltas com concordatas e reestruturações.

Única das montadoras de Detroit que não precisou de socorro do governo americano, a Ford planeja aumentar a produção no terceiro trimestre em cerca de 10% em relação ao nível de um ano atrás, disse um diretor da empresa. Será o primeiro aumento significativo de produção da Ford em quase dois anos.

Em contraste, a General Motors Corp. e a Chrysler LLC planejam fechar suas fábricas por quase todo o terceiro trimestre. A diferença nos planos de produção dará à Ford a chance de tentar aumentar as vendas durante os meses de verão, normalmente bons para o mercado, enquanto a GM e a Chrysler se concentram em questões internas.

“Esta é uma oportunidade única de nos separarmos de nossos outros concorrentes domésticos”, disse uma pessoa a par das questões na Ford. “Ninguém vai nos dar de presente. É preciso oferecer o produto que as pessoas querem comprar. Isso posto, há essa oportunidade histórica de conquistar participação de mercado.”

A Ford teve um ganho em participação no varejo em seis dos últimos sete meses e espera ter outro aumento quando as vendas de maio forem divulgadas, amanhã. Até 30 de abril, a participação da Ford no mercado americano era de 13%, de acordo com a empresa.

No terceiro trimestre, a Ford planeja produzir 150.000 carros de passeio e 310.000 utilitários, num total de 460.000 veículos, segundo diretores da empresa. Um ano atrás ela montou 184.000 carros de passeio e 234.000 caminhonetes e utilitários esportivos.

Do The Wall Street Journal