Comitê Nacional define estratégias


O Comitê Nacional dos Trabalhadores na Volkswagen se reuniu ontem, em Taubaté, para traçar as estratégias de atuação no Brasil em 2009.
“O Comitê existe há três anos e vem sendo um excelente canal para a troca de informações entre os dirigentes sindicais na busca de novas conquistas”, afirma Valdir Freire Dias, o Chalita (foto), vice-presidente do Comitê Mundial e trabalhador na fábrica da Anchieta.
O encontro também serviu para preparar a delegação brasileira que vai para o encontro do Comitê Mundial dos trabalhadores na Volkswagen, na próxima semana, na cidade de Porto Elizabeth, na África.
A pauta do evento será a crise financeira mundial e o caso Porsche versus Volks. “Apesar de tudo que é publicado na imprensa, tenho certeza que as montadoras continuarão a produzir como nos últimos anos ou até mais”, garante Chalita.

Recorde
Mas o principal assunto do encontro será mesmo o balanço divulgado pela montadora, na Alemanha, no início da semana.
De acordo com a Volkswagen, a produção mundial do grupo alcançou 6,2 milhões de unidades em 2008, uma alta de 0,6% em relação ao ano anterior.
Mais de 3,6 milhões de veículos foram entregues com a marca Volkswagen em 2008 — um crescimento de 0,1%.
A marca Audi, que também pertence ao grupo, ultrapassou pela primeira vez um milhão, com produção de 1,003 milhão de veículos — 4,1% mais que em 2007.
O grupo Volkswagen cresceu principalmente em mercados emergentes, como Brasil e China.
No Brasil, a alta foi de 8,9%, com 633 mil veículos.