2008 é o melhor ano para o setor automotivo

A previsão da Anfavea é de que as vendas de veículos novos (automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus) somem 2,815 milhões de unidades, uma alta de 14,3% sobre 2007

Este ano é o melhor da história para o setor automotivo. A previsão da Anfavea é de que as vendas de veículos novos (automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus) somem 2,815 milhões de unidades, uma alta de 14,3% sobre 2007.

Em novembro houve queda de 25% nas vendas em comparação com o mês anterior reflexo, segundo a Anfavea, de fatores como a redução da oferta de crédito, o aumento dos juros e a maior cautela do consumidor, que segue adiando sua decisão de comprar o carro zero.
Outro problema é a falta de crédito para os usados, que também atrapalha a venda de carros novos.

Ano igual
Apesar de não falar em previsões para 2009, o presidente da entidade, Jackson Schneider,  afirmou que as perspectivas são boas. “Se as vendas se mantiverem em patamar igual ao de 2008 já será muito bom”, disse.

Ele lembrou que manter um ritmo de crescimento da ordem de 25% ano era ruim para a cadeia, que vinha tendo  dificuldades para acompanhar a expansão.
Pela primeira vez em seis anos, o setor apontou recuo no quadro, com corte de 480 trabalhadores, 0,4%, de um contingente de 131.237.