Governo cria linha especial para setor automobilístico
BB poderá comprar carteiras de crédito dos bancos das montadoras
O governo federal vai injetar dinheiro nas montadoras para combater a crise da agiotagem, que é fruto das especulações econômicas feitas por todo o mundo. O Banco do Brasil vai criar uma linha de crédito especial para os bancos das montadoras.
“Essa ajuda às montadoras seria pelo crédito, para se ter um pouco mais de liquidez no mercado e que os processos de financiamento voltem. Vai ser para o consumidor, para a produção, não acredito que seja necessário”, afirmou o ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge.
O BB estuda também a possibilidade de comprar as carteiras de crédito de automóveis dos bancos das montadoras, o que seria mais uma forma de injetar liquidez no setor. A definição de como será a ajuda às montadoras deve ser tomada no final de semana, a partir de estudos do Banco.
O ministro especificou que a ajuda para elevar o crédito será feita por meio de bancos ligados às montadoras, que, segundo ele, já se reuniram com o Banco Central para tratar do tema. Ele explicou que essas instituições menores são usadas para alavancar consumidores e vender a prazo. “Imagino que será um processo para fazer com que estes bancos tenham mais liquidez.”
O governo pretende ajudar principalmente os setores que mais empregam. Além das montadoras, a Fazenda já anunciou recentemente apoio ao setor agropecuário e uma linha de crédito de R$ 3 bilhões à construção civil. Os três setores estão entre os maiores empregadores do Brasil.
O setor automotivo é considerado importante pelo governo. A cadeia automobilística representa 24% da produção industrial brasileira.
Da Redação, com informações de agências