Mercedes-Benz lidera vendas em 2008

Crescimento em ralação a 2007 foi de 28,9%, segundo Anfavea

De acordo com a classificação da Anfavea, a Mercedes-Benz é a líder do ranking de vendas no acumulado do ano. De janeiro a setembro vendeu ao atacado pouco mais de 29,9 mil unidades, volume que representa avanço de 28,9% na comparação com o mesmo acumulado do ano passado. Com esse resultado a empresa abocanhou 30,2% das vendas totais que somam, segundo a Anfavea, pouco mais de 99 mil unidades.

A segunda colocação segue nas mãos da Volkswagen Caminhões e Ônibus com 28,9 mil unidades vendidas, alta de 37,6% ante o mesmo período do ano passado, volume que rendeu participação de 29,1%. A Ford segue na terceira colocação, com quase 17,1 mil caminhões vendidos, o que representa crescimento de 24,4% ante o mesmo acumulado do ano passado e fatia de 17,2% do mercado.

Com rápido crescimento a Iveco mantém a quarta colocação no ranking e acumula 8,2% das vendas totais e está próxima de seu objetivo de obter 10% do mercado. De janeiro a setembro vendeu no atacado pouco mais de 8,2 mil caminhões, registrando alta de 123,7% na comparação com o mesmo período de 2007.

Na quinta colocação a Volvo alcançou nos nove primeiros meses do ano 7 mil 736 caminhões vendidos, volume 36,8% maior do que o registrado nos mesmos meses do ano passado. Com esse desempenho a empresa ficou com 7,8% das vendas nacionais no período.

A sexta colocação ficou com a Scania graças aos 5 mil 487 caminhões vendidos de janeiro a setembro, alta de 19,2% ante o mesmo acumulado de 2007. Este volume rendeu à empresa 5,5% de participação no mercado interno.

Com 0,6 % do mercado, gerado por conta das 646 unidades vendidas nos nove primeiros meses deste ano, a Agrale está na sétima colocação do ranking de vendas, registrando crescimento de 56,8% no período.

Ônibus – O mercado de chassis de ônibus permanece concentrado nas mãos da Mercedes-Benz, que fechou os primeiros nove meses do ano com 48,2% do total vendido. Com 11 mil 352 unidades negociadas no período a empresa registrou expansão de 12,1%.

A segunda colocação do ranking está com a VWCO com 6 mil 890 chassis vendidos no período, o que representa alta de 23,1% sobre o mesmo período de 2007. Esse volume proporcionou à montadora fatia de 29,3% do mercado.

Na terceira colocação a Agrale fechou com 17,9% do total negociado, graças a 4 mil 222 unidades vendidas, alta de 64% ante o mesmo período do ano passado. No mesmo comparativo a Scania registrou retração de 18,1% nas vendas de chassis, totalizando 683 unidades, mas manteve a quarta posição no ranking e tem participação de mercado de 2,9%.

Com 261 chassis vendidos no atacado nos nove primeiros meses a Volvo manteve a quinta colocação no ranking de vendas com crescimento de 177,7% quando comparadas com as de idêntico período do ano passado. A fatia de mercado da Volvo ficou em 1,1%. Também com retração nas vendas, 10,8% no mesmo comparativo, a Iveco ficou com a sexta colocação, com 124 unidades vendidas e participação de 0,5% do mercado.

Do Portal da CNM-CUT com informações da Autodata