GM vai dar férias coletivas a 12 mil funcionários no Brasil; São Catano também vai parar

Paralisação vai atingir a produção das três unidades da montadora em São Paulo

A General Motors do Brasil vai parar a produção de algumas linhas e conceder férias coletivas para mais de 12 mil funcionários nas três unidades de São Paulo, entre elas a de São Caetano, segundo estimativa do Sindicato dios Metalúrgicos, filiado à Força Sindical.

A empresa confirmou a paralisação de 20 de outubro a 2 de novembro para cerca de 2.000 funcionários da unidade de São José dos Campos e para todos os 10.000 em São Caetano. Em Mogi das Cruzes, a medida vai atender parte dos cerca de 800 funcionários.

Para o sindicato, as férias coletivas são efeito da desaceleração do mercado e reflexo da crise financeira dos Estados Unidos. A empresa encerrou nesta semana um PDV (plano de demissão voluntária) em São José, mas não informou o número de adesões.

Embora tenha confirmado as férias coletivas, a empresa preferiu não se manifestar sobre a medida. Em São José, serão paralisadas as linhas de produção do Corsa, Zafira e Montana e na Powertrain. Em São Caetano param a produção de Corsa, Vectra e Astra. A unidade de Gravataí (RS), por enquanto, mantém a produção. Lá são feitos Prisma e Celta, por exemplo.

Em seu comunicado aos funcionários, a GM não diz os motivos da decisão, mas o sindicato a atribuiu a crise que a montadora passa nos EUA. “A crise mundial já está afetando o Brasil e, mais uma vez, querem que os trabalhadores paguem a conta”, disse o diretor do sindicato de São José, Vivaldo Moreira Araújo.

Para a entidade, a medida da GM pode ser reproduzida em outras empresas da cadeia de suprimentos, como a autopeças.  Os fabricantes de automóveis assistem à queda generalizada nas vendas nos Estados Unidos em decorrência da crise financeira que atinge o país.

A Ford e o grupo Chrysler registraram, respectivamente, quedas de 34% e 33% nas vendas, enquanto as japonesas Toyota e Honda, que até agora vinham se mostrando como as mais resistentes às oscilações do setor, viram as compras de veículos despencar 29,5% e 20,9%.

Com uma retração de 15,8%, a GM vendeu um total de 284 mil unidades nos EUA, contra 337.640 de um ano atrás. Por lá, Mas o diretor financeiro da GM, Fritz Henderson, pintou um cenário sombrio para o resto de 2008 e o ano que vem, por conta da falta de crédito ao consumidor no país.

O principal fabricante de automóveis anunciou em julho que tem como objetivo reduzir seus custos globais em US$ 10 bilhões. Entre as medidas, a montadora desistiu de patrocinar a entrega dos prêmios Emmy e Oscar de 2009, após contabiliza US$ 15,5 bilhões de perdas no segundo trimestre do ano.

Do Portal da Folha