Metalúrgicas querem compartilhar responsabilidades sociais

Andrea Ferreira de Souza, a Nega, secretária da Mulher da FEM-CUT e CSE na Apis Delta no 2º Encontro das Metalúrgicas da Federação

Durante o 2º Encontro das Metalúrgicas, promovi­do pela Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT, a FEM-CUT, na última quinta, 22, as companheiras destacaram a importância de compartilhar responsa­bilidades entre homens e mulheres.

“Temos que ter esse olhar para conscientizar as mu­lheres e os homens sobre a importância de dividir responsabilidades para am­pliar a participação das mu­lheres”, afirmou a secretária da Mulher da FEM-CUT e CSE na Apis Delta, Andrea Ferreira de Souza, a Nega.

De acordo com ela, a presença feminina nos sin­dicatos é de apenas 15% do total de representantes da categoria.

“Saímos para trabalhar deixando tarefas domésticas acumuladas e, enquanto nossos companheiros não estiverem esclarecidos da necessidade desta mudança, nossa participação em am­bientes políticos continuará sendo pequena”, apontou Nega.

Para a dirigente, as mu­lheres só conquistarão mais espaço e participação se cultivarem a cultura de compartilhar.

“Os afazeres domésticos não devem ser encarados como responsabilidade ex­clusiva das mulheres, pois a manutenção do ambiente familiar deve ser tarefa de todos”, disse.

“Essa é uma condição essencial para garantir a presença feminina nos sin­dicatos, na política e em to­dos os fóruns de decisão da sociedade”, defendeu Nega.

Mais de cem companhei­ras metalúrgicas no Estado de São Paulo e dirigentes de outras categorias partici­param do 2º Encontro das Metalúrgicas da FEM-CUT, onde também debateram temas ligados à saúde, como a dependência de drogas, o uso abusivo do álcool e doenças femininas.

Da Redação