Mães na Volks terão horário de creche ampliado


Michele e Ana Nice, diretoras, Wagnão, secretário geral do Sindicato, e os donos da creche anunciam acordo durante encontro de mulheres metalúrgicas. Foto: Raquel Camargo / SMABC

A Comissão de Mulheres Metalúrgicas teve importante conquista nesta quarta-feira (13). A creche JM, localizada em São Bernardo, fechou acordo com a Volks e vai abrir as portas duas horas mais cedo que o habitual para atender filhos de mulheres horistas na montadora.

Segundo a representante da Comissão na fábrica, Michele Marques, essas companheiras entram no serviço às 6h e as creches no ABC só iniciam suas atividades após as 7h. Isso impede as horistas de encontrar local adequado para deixar seus filhos quando vão trabalhar.

“Nem todos compreendem a dimensão do problema”, observa a dirigente. “Mas conheço trabalhadoras obrigadas a pedir a conta por não terem com quem deixar as crianças”, comenta.

Para resolver o problema, ela procurou a JM, que já era conveniada com a Volks e concordou em abrir suas portas mais cedo. Depois conversou com a empresa e propôs o acordo com a creche, que foi aceito.

“Em um primeiro momento, faremos uma experiência com os filhos de dez horistas. Se a procura crescer, o acordo será avaliado para cuidar do aumento da demanda”, explica Michele.

Ela espera que a iniciativa de a JM se adaptar à procura das horistas sirva de exemplo para outras creches e permita que companheiras em outras empresas aproveitem a conquista.

“Para nós foi um passo importante que estimula a Comissão de Mulheres a continuar lutando”, concluiu Michele.  

Da Redação