Vem aí o 9º Congresso DA CNM-CUT

Na próxima terça, 14 de abril, com o início do 9º Congresso Nacional dos Metalúrgicos da CUT, cerca de 370 delegados dos Metalúrgicos do ABC e sindicatos de todo o Brasil discutirão os rumos da Organização Sindical, Política Industrial e Trabalho Decente: Construindo um Modelo de Desenvolvimento para o País.

O encontro acontecerá até 17 de abril, em Guarulhos, na Grande São Paulo, e conta com a presença de convidados de entidades internacionais de todos os continentes.

O 9º Congresso é organizado pela Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT, a CNM-CUT, e durante os quatro dias os participantes debaterão a conjuntura político-econômica do País, a situação da indústria metalúrgica e dos trabalhadores de todos os setores do ramo.

Instância máxima de deliberação da entidade sindical, o Congresso vai definir ainda um plano de lutas que norteará as políticas e bandeiras do ramo metalúrgico cutista para o próximo período e também eleger a nova direção da CNM-CUT.

O secretário-geral e de Relações Internacionais da Confederação, João Cayres, declarou que esta é a oportunidade de construir alternativas de luta aos trabalhadores. “Inclusive para fortalecer negociações diretas com empresários e assegurar que nossa agenda seja considerada pelo governo”, contou.

Antes mesmo de o Congresso acontecer, estão marcados três eventos preparatórios. A Conferência Nacional de Mulheres Metalúrgicas da CUT, que discutirá propostas das trabalhadoras ao plano de lutas da categoria; e o Seminário Internacional sobre Trabalho Decente, com representantes de organizações sindicais da Europa, Ásia e Américas.

O Seminário Internacional de Impactos do Racismo no Mundo do Trabalho também reunirá sindicalistas de vários países e ativistas de movimentos sociais, como o ator Danny Glover. Confira programação completa em http://goo.gl/Ag4BnU.

Da Redação