Programa de Renovação da Frota chega a consenso
Em reunião mantida na semana passada em Brasília com a coordenadora geral da Indústria Automotiva do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o MDIC, Margarete Gandini, o presidente do Sindicato, Rafael Marques, e o vice, Aroaldo Oliveira da Silva (foto), avançaram nos encaminhamentos finais do Programa Nacional de Renovação de Frota de Caminhões no País.
“O encontro foi para esclarecer todas as dúvidas técnicas que ainda existiam”, destacou Aroaldo. “Feito isso, se chegou a conclusão que esta proposta representa o consenso entre trabalhadores, empresários e governo”, prosseguiu.
Como a renovação de frota fará parte das discussões de política industrial no próximo mandato do governo federal, as negociações deverão prosseguir com os novos integrantes dos ministérios.
A versão atual do programa foi apresentada em agosto ao ministro do Desenvolvimento, da Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges, com a presença de representantes dos demais setores que participam da iniciativa.
A iniciativa beneficia caminhoneiros de frota, autônomos e toda a sociedade, por meio da redução de custos com combustíveis e das emissões de gases do efeito estufa; diminuição de congestionamentos; melhoria do acesso ao crédito; possibilidade de aumento da margem de lucro na prestação de serviços; melhor desempenho, conforto e segurança; entre outras vantagens.
Da Redação