Missão do APL da defesa na Suécia traz resultados para o ABC
Missão do APL da Defesa do ABC em visita a fábrica da Saab na Suécia
A missão do APL da Defesa do ABC, apoiado pelo Sindicato, que esteve em visita a Suécia na semana passada, apresentou três importantes resultados para a região.
Um deles foi a oportunidade em conhecer de perto a fábrica da Saab que construirá os novos caças para a Força Aérea Brasileira, a FAB, com a transferência de tecnologia do Gripen NG, modelo escolhido pelo governo federal.
“Estamos cumprindo as etapas para a instalação da fábrica sueca em São Bernardo, que fornecerá partes da aeronave, e teremos a definição de data até dezembro deste ano”, explicou o vice-presidente do Sindicato, Aroaldo Oliveira da Silva, que participou da missão.
Segundo ele, a vinda desta nova empresa para o Brasil, e em especial para o ABC, representa mais empregos e a oportunidade de desenvolver outro setor da indústria, o aeronáutico, além do já consolidado polo automotivo.
“Estamos colocando a região na rota da FAB, ampliando as possibilidades e com a estimativa de criação de mil empregos diretos apenas nesta primeira fase de instalação”, comemorou.
Além disso, Aroaldo destacou que empresas da cadeia automotiva que também fazem parte do APL da Defesa poderão se tornar fornecedoras de peças para a construção do Gripen NG e tiveram a oportunidade de estreitar relações com as empresas suecas, durante a missão.
“Os representantes das empresas suecas, todas produtoras de tecnologia de ponta, demonstraram interesse em ter acesso ao mercado brasileiro e se disseram favoráveis à transferência de tecnologia como uma decorrência natural de seus negócios”, contou.
O terceiro resultado da missão internacional foi a assinatura de um termo de cooperação entre a Universidade de Chalmers, em Gotemburgo, e o Centro Universitário da FEI, em São Bernardo.
“Na Suécia todos os projetos desenvolvidos pelo país têm o modelo de Triple Helix (saiba mais abaixo), com a participação do governo, das empresas e das universidades”, disse.
“Esse intercâmbio será fundamental para a qualificação profissional e o desenvolvimento de projetos, que serão a essência do Parque Tecnológico do ABC”, concluiu o vice-presidente.
Além dos representantes da FEI, participaram da missão na Suécia, professores de engenharia da Universidade Federal do ABC, a UFABC; da Universidade Metodista de São Paulo, a Umesp; e do Instituto Mauá de Tecnologia.
Pelo poder público municipal, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Bernardo, Jefferson José da Conceição, e o responsável por Empreendedorismo, Trabalho e Renda, Nilson Tadashi Oda, representaram o prefeito Luiz Marinho.
Saiba o que é o triple helix?
O triple helix – três hélices, na tradução para o português – é o modelo de sociedade estabelecido pela Suécia e consiste em desenvolver os projetos para o país a partir de três pilares, o governo, as empresas e as universidades.
Este modelo é semelhante ao dos Arranjos Produtivos Locais, os APLs, apoiados pelo Sindicato, com a participação da Prefeitura de São Bernardo, empresários do ABC e universidades.
Da Redação