Renovação da Frota vai beneficiar 5,2 milhões de trabalhadores
O presidente Rafael Marques com o ministro Mauro Borges após a reunião em Brasília
O presidente do Sindicato, Rafael Marques, participou na quarta-feira, dia 20, em Brasília, de reunião com o ministro Mauro Borges, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o MDIC, para prosseguir os debates do Programa Nacional de Renovação da Frota de Caminhões.
“Foi um encontro bastante positivo e representou um passo decisivo para a implantação do Programa”, afirmou após o encontro que teve também a presença de representantes das demais áreas que elaboram a proposta (leia mais nesta página).
O ministro recebeu muito bem a proposta, elogiou sua abrangência e a forma como foi construída, estruturada e reunindo as diferentes entidades do setor. “Após 18 anos de apresentarmos a proposta, acredito que finalmente a Renovação da Frota vai sair”, comemorou Rafael.
“Apresentamos ao ministro aquela que é basicamente a versão final do projeto que começou a ser construído com sete entidades ligadas ao setor durante a 19ª Feira Nacional de Transportes, a Fenatran, no ano passado”, prosseguiu Rafael.
Depois se juntaram ao projeto outras duas entidades, o Sindinesfa, Sindicato do Comércio Atacadista de Sucata Ferrosa e Não Ferrosa do Estado de São Paulo; e o Simefre, Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários.
“Um dos pontos de maior destaque deste estudo é que o setor emprega 5,2 milhões de trabalhadores em toda a cadeia produtiva – milhares deles na base dos Metalúrgicos do ABC – e representa 10% do Produto Interno Bruto, o PIB”, disse.
Ele destacou que a iniciativa tem impacto econômico direto na produção de caminhões e de autopeças, além de trazer um efetivo benefício ambiental e economizar combustível, melhorando a logística e trazendo maior eficiência para todo o setor de transporte brasileiro.
“Entre outras vantagens, a renovação da frota também abrirá a caminhoneiros autônomos a possibilidade de formalização e acesso a financiamentos que nunca chegaram a eles”, afirmou Rafael.
Por outro lado, as contribuições que a carteira assinada trará, somadas a maior arrecadação de impostos provenientes do crescimento da venda de caminhões, compensarão as isenções fiscais que o projeto propõe.
Veja quem participou da reunião
Além do Sindicato, participam da elaboração do projeto a Anfavea, o sindicato das montadoras; Fenabrave, o sindicato das distribuidoras de veículos; Sindipeças, o sindicato das autopeças; Instituto Aço Brasil; CNT, Confederação Nacional dos Transportes; NTC, Associação Nacional de Transporte de Carga e Logística; Inesfa, Instituto Nacional das Empresas de Sucata de Ferro e Aço; Sindinesfa, o Sindicato do Comércio Atacadista de Sucata Ferrosa e Não Ferrosa do Estado de São Paulo; Simefre, Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários.
Da Redação