Patrões começam Campanha Salarial com choradeira

Bancada dos trabalhadores durante a negociação com o G3

Na primeira reunião da Campanha Salarial 2014, na última quarta-feira, entre o Grupo 3 e a Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT, a FEM-CUT, os representantes dos trabalhadores ouviram muita choradeira dos patrões. A próxima rodada acontece hoje, às 15h, no mesmo local.

“Todo o ano é a mesma coisa, mas já sabemos que vamos enfrentar uma campanha muito dura pela frente. Por isso nossa disposição de luta continua a mesma de sempre”, destacou o coordenador da Regional Diadema, David Carvalho, que participou do encontro.

“Nunca existiu Campanha fácil e essa não seria diferente”, afirmou o presidente da FEM-CUT, Valmir Marques da Silva, o Biro-Biro. “É fundamental que os 14 sindicatos metalúrgicos filiados à Federação mantenham-se unidos e organizem os trabalhadores”, continuou.

David destacou que as mobilizações no ABC já começaram (leia mais na página 4). “A base precisa estar consciente deste debate e com disposição de luta. Temos que conversar muito com os companheiros”, concluiu o dirigente.

A data-base dos metalúrgicos é 1º de setembro e estão em Campanha 215 mil trabalhadores no Estado. Deste total, 51,5 mil trabalham nas empresas da base do G3.

Em 2014 serão negociadas apenas as cláusulas econômicas, as sociais valem por dois anos e estarão em vigor até 31 de agosto de 2015.

A FEM-CUT/SP representa 251 mil metalúrgicos na base, incluindo os setores aeroespacial e montadoras, que já têm acordo com contrapartidas de investimentos e novos produtos nas fábricas.

Próximas rodadas do G3

Hoje, às 15h | 29 de julho, às 10h | 5 de agosto, às 10h. Na sede do Sindipeças. Av. Santo Amaro, 1.386, em São Paulo