Novo logo mostra inovação do papel de nossa categoria

Os Metalúrgicos do ABC nasceram sob a marca da mudança. A própria fundação do Sindicato, em 1959, aconteceu no interior de uma grande transformação da indústria brasileira ocorrida com a chegada das montadoras na região.

Também as grandes greves a partir de 1978 marcaram uma ruptura significativa com o modelo sindical existente e foram determinantes na luta pela derrubada da ditadura e a redemocratização do País.

As lutas desse período são a base para a formação de um novo modelo de representação sustentado na organização no local de trabalho que originaram os atuais Comitês Sindicais de Empresa, os CSEs.

Este modelo nos permite ficar totalmente antenados com as mudanças e inovações que acontecem no interior das fábricas e na sociedade.

Movimento, evolução e sintonia

A necessidade frequente de nos mantermos sintonizados com essas necessidades de modernização do cotidiano dos trabalhadores nos coloca desafios de estarmos sempre em um processo de constante mudança.

A presença do Sindicato na sociedade e na vida dos trabalhadores fora das fábricas nos coloca novos desafios, como a comunicação e a qualificação profissional, por exemplo. Estes são temas fundamentais para uma categoria que está cada vez mais jovem. Hoje estes jovens somam aproximadamente37% da base. A forma como estes companheiros acessam e trocam informações obrigam o Sindicato a encontrar novas formas de se relacionar com a categoria, sem perder de vista seu objetivo principal que é a defesa das garantias e conquistas realizadas e continuar lutando constantemente por novos direitos resultantes desse novo perfil de trabalhadores. “Nas assembleias que tenho feito nas portas de fábrica para divulgar o processo eleitoral do Sindicato ouço a reivindicação de uma melhor comunicação por parte dessa base mais jovem”, afirmou o presidente do Sindicato, Rafael Marques.

A atualização do logo do Sindicato representa este constante movimento e evolução da categoria e a sintonia do Sindicato com sua base.

Da Redação