Convênios irão fortalecer a cadeia automotiva do ABC

O presidente do Sindicato e da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Rafael Marques, assinou dois convênios com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o MDIC, que irão contribuir para o fortalecimento da cadeia automotiva da região.

Os acordos foram firmados entre o presidente e o ministro, Fernando Pimentel (foto), ontem em Brasília e credencia o ABC para receber o Pronatec Brasil Maior (saiba mais nesta página) e o programa de fortalecimento de fornecedores, que envolverá os Arranjos Produtivos Locais, os APLs, de Autopeças e Ferramentaria.

 “O Brasil segue avançando e essas medidas que foram assinadas são importantes porque promovem a geração de empregos com mais qualificação e melhor remunerados. São medidas que fortalecem o Brasil no mercado global”, afirmou o presidente.

O Pronatec Brasil Maior tem o objetivo de ampliar a oferta de cursos gratuitos de educação profissional e fazer a aproximação entre a necessidade das empresas e o que instituições, como a Escola Livre para Formação Integral “Dona Lindu”, do Sindicato, podem oferecer aos trabalhadores.

Os cursos serão ofertados a partir do mapeamento das demandas das empresas e do encaminhamento ao MDIC, que serão feitos pela Agência.

Diagnóstico

O convênio do programa de fortalecimento de fornecedores terá a Arteb, em São Bernardo, como empresa âncora.

A autopeças terá um diagnóstico completo de sua rede de 25 fornecedores e, ao final do processo, receberá orientações técnicas e medidas necessárias para melhorar o desempenho na cadeia automotiva.

O projeto tem o objetivo de aumentar a capacidade produtiva, a competitividade, a cultura de inovação e o crescimento industrial e tecnológico, com investimentos de cerca de R$1,2 milhão até 2016.

 “Estão sendo criados pelo Brasil polos de autopeças e o ABC não pode ficar de fora de programas que ajudem a consolidar a sua vocação industrial”, defendeu Rafael.

O que é o PRONATEC Brasil Maior – PBM?

O Pronatec Brasil Maior, PBM, é um programa de formação e qualificação profissional do governo federal, cuja principal missão é a solução dos gargalos de recursos humanos em setores estratégicos da economia nacional identificados pelo Plano Brasil Maior.

O mapeamento por qualificação profissional é realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o MDIC, junto às empresas e associações representativas do setor produtivo, como o Sindicato e a Agência de Desenvolvimento Econômico. Todos os cursos ofertados pelo Pronatec Brasil Maior são gratuitos.

Centro de Ferramentaria

O presidente do Sindicato, Rafael Marques, também esteve no Senado Federal com o senador Eduardo Suplicy (PT/SP) para apresentar o projeto de criação do Centro de Desenvolvimento Avançado em Ferramentaria do Brasil.

O senador afirmou que irá apoiar a criação do Centro que tem o objetivo de tornar o setor mais competitivo no País.

O projeto prevê a criação de um centro de inovação e prestação de serviços em modelagem 3D, simulação, projetos, design, entre outros.

 

Da Redação