Centrais convencem Mantega a discutir direitos dos trabalhadores
Vagner Freitas e sindicalistas na reunião com Mantega
A CUT e as demais centrais sindicais conseguiram reverter a pauta da reunião mantida com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, na última segunda, em São Paulo.
O encontro ia discutir mudanças no pagamento do seguro-desemprego e terminou cuidando de aperfeiçoar o sistema nacional de proteção ao emprego e a preservação do Fundo de Amparo ao Trabalhador, o FAT. As discussões prosseguem amanhã.
Para o presidente da CUT, Vagner Freitas, o momento econômico é ideal para debater direitos dos trabalhadores e não despesas com políticas destinadas ao companheiro desempregado.
Propostas
Ele lembrou que os problemas do Fundo de Amparo ao Trabalhador, o FAT, não são as despesas com a proteção social. “As dificuldades são causadas pelos desvios de recursos do FAT por meio das desonerações da folha de pagamentos e da desvinculação das receitas da União, a DRU”, denunciou.
Sua argumentação recebeu apoio dos representantes das demais centrais e convenceu Mantega a debater propostas para melhorar o sistema de proteção aos trabalhadores.
“Em vez de sermos informados sobre mudanças no Seguro-Desemprego, vamos apresentar nossas propostas para fortalecer o Sistema Nacional de Emprego, o SINE”, finalizou Vagner.
Da Redação