Rafael debate renovação de frota com líder caminhoneiro


Rafael Marques e Nélio Botelho. Foto: Divulgação

 

O presidente do Sindicato, Rafael Marques, se reuniu nesta terça-feira (12) com o presidente do Movimento União Brasil Caminhoneiro (MUBC), Nélio Botelho. O principal assunto em pauta foi a proposta de renovação da frota de caminhões que os Metalúrgicos do ABC defendem.

“A conversa foi boa, produtiva e, o mais importante, conseguimos o apoio do MUBC para nossa proposta”, comentou Rafael. “Nélio Botelho concorda conosco nos três pontos que consideramos mais importantes no projeto, entre eles a eficiência e a segurança no transporte”, prosseguiu.

“Acredito que o tema possa evoluir bem com esse importante segmento  de forma que avancemos em nossas próximas reuniões com o governo fede3ral e a associação das montadoras, a Anfavea”, afirmou o dirigente.

O Sindicato procurou Nélio Botelho porque pretende conversar com todas as entidades representativas dos caminhoneiros. E Nélio Botelho, apenas dois anos após fundar o MUBC, comandou em 1999 a maior greve de caminhoneiros já realizada no Brasil e, literalmente, parou o País por quatro dias.

No encontro foi debatido também o projeto de renovação da frota de caminhões que o governo do Rio de Janeiro já apresentou. Pela iniciativa, o Estado, que já não cobra IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) na venda de caminhões, abriria mão também do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias).

Falta definir, apenas, que empresa seria responsável pela reciclagem dos modelos antigos. Segundo comentários de pessoas próximas ao projeto, a recicladora cuidaria também da inspeção veicular.

“O projeto do governo carioca teve boa aceitação”, comentou Rafael. “Fazemos apenas uma ressalva a ele, pois parece que foi dirigido exclusivamente à MAN e não a todas as empresas que fabricam caminhões no Brasil”, destacou.

A MAN é uma empresa alemã do setor de transportes, que no final de 2008 adquiriu a divisão de caminhões da Volkswagen, com fábrica em Resende, no Rio de Janeiro.  A MAN continua a utilizar a marca VW na sua linha de caminhões e nos ônibus Volksbus.

Rafael acredita que este é o momento certo para debater com todos os setores interessados o projeto de renovação da frota de caminhões elaborado pelo Sindicato.

“Pelo andar da carruagem a economia começou bem o ano, como mostra o crescimento da indústria”, acentuou. “É nessa hora quem devemos dialogar, quando não há pressões de crises ou coisa parecida”, finalizou o presidente do Sindicato.

Da Redação