Sérgio Nobre recebe título de cidadão São Bernardense nesta terça, na Sede


Foto: Rossana Lana / SMABC

O presidente do Sindicato, Sérgio Nobre, recebe nesta terça-feira, às 19h, na Sede, o título de Cidadão São Bernardense, em sessão solene promovida pela Câmara Municipal de São Bernardo do Campo a pedido do vereador José Ferreira (PT).

“É uma honra receber essa homenagem”, disse o dirigente, que é também Secretário Geral da CUT. “Apesar de ter nascido em São Paulo, minha vida está ligada a São Bernardo desde a infância”, prosseguiu.

“Quando era criança, meu pai me trazia para pescar no Riacho Grande”, contou. “Meu primeiro emprego aos 14 anos, em 1980, também foi na cidade, como aprendiz na Scania”, lembrou.

Sérgio Nobre destacou que o recebimento deste título é importante para toda a categoria. “Estou muito feliz, por que acredito que sempre contribui, junto aos Metalúrgicos do ABC, com o desenvolvimento econômico e na defesa do emprego em São Bernardo”, afirmou.

E aproveitou para convidar toda a categoria para participar da cerimônia. “Quero muito partilhar minha alegria com todos os companheiros”, finalizou.

O vereador José Ferreira (PT), que propôs o título, destacou que sempre procurou homenagear a categoria. “O Sindicato sempre formou grandes lideranças para a cidade e para o País. O Sérgio Nobre sintetiza a participação dos metalúrgicos na construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, concluiu.

30 anos de lutas em São Bernardo
Sérgio Nobre tem 47 anos, mas há três décadas mora em São Bernardo. É casado e pai de dois filhos. Metalúrgico desde os 16 anos, se graduou na Faculdade de Relações Internacionais pela Fundação Santo André, em 2009.

Entrou na Mercedes-Benz em 1986. Fez parte da CIPA e da Comissão de Fábrica, que coordenou por dois mandatos. Foi responsável também pelo Setor Automotivo da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM-CUT).

Entre 2002 e 2005 coordenou a Regional Diadema e a partir de 2005 assumiu a Secretaria de Organização do Sindicato. Em 2008 foi eleito presidente da entidade e reeleito em 2011 para o segundo mandato. Em julho de 2012, Sérgio Nobre foi eleito Secretário Geral da CUT.

Nobre também é representante dos trabalhadores no Conselho de Competitividade do Setor Automotivo, do Plano Brasil Maior e um dos 38 sócio-fundadores do Instituto Lula.

Assina com outros autores da obra coletiva Nosso Século XXI a coautoria do livro Leitura nas Fábricas (2011) sobre programa pioneiro para incentivo de leitura no local de trabalho.

*Corrigido em 18/9
Da Redação