Metalúrgicos do ABC preparam debate sobre sistema financeiro
Dirigentes dos metalúrgicos e dos bancários convidaram o ex-ministro Delfim Netto para o debate. Foto: Raquel Camargo / SMABC
O ex-ministro Delfim Netto aceitou nesta terça-feira (22) participar de um seminário para discutir o sistema financeiro que o Sindicato pretende organizar reunindo uma série de economistas de projeção nacional.
“Delfim Netto concorda quando dizemos que o sistema financeiro dificulta nosso objetivo de crescimento sustentado quando dificulta a queda dos juros ou trava o crédito e acaba provocando a paralisação da economia, como aconteceu recentemente”, destacou o presidente do Sindicato, Sérgio Nobre.
Segundo o dirigente, o ex-ministro também defende que o sistema financeiro seja regulado para que cumpra seu objetivo de injetar recursos para a produção e o consumo e não ficar especulando com dinheiro que não é seu.
Sérgio Nobre lembrou que o Sindicato luta para que a indústria brasileira seja mais estruturada, com melhor tecnologia e empregos de qualidade e que o País tenha uma política industrial que aponte para isto.
O problema é que se o sistema financeiro não fizer sua parte, privilegiando a produção e não a especulação como vem fazendo, por melhor que seja a política industrial nada disso será possível.
“O sistema financeiro sem controle destrói a indústria, nossos empregos e o futuro do País. E se ele não for enquadrado, comprometerá nosso objetivo de continuar crescendo com inclusão social”, concluiu o presidente do Sindicato.
Além de Sérgio Nobre, participaram do encontro o vice-presidente, Rafael Marques, e a presidente do Sindicato dos Bancários de são Paulo, Juvândia Moreira.
Da Redação