CNM/CUT define planos e metas para 2012 e 2013
Os dirigentes responsáveis pelas secretarias de Formação, Mulher, Juventude, Igualdade Racial e Políticas Sociais, com apoio da assessoria da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) e coordenados pelo secretário-geral da entidade, João Cayres, se reuniram dia 12, sede da entidade, em São Bernardo do Campo- SP, para definir metas e ações até 2013. O conjunto de medidas irá compor o Plano Global de Ação da direção, definido na reunião da executiva da CNM/CUT, realizado em março deste ano.
Na avaliação do secretário de Políticas Sociais, Flavio de Souza, esse encontro foi fundamental para a organização da secretaria. “Estamos no início das atividades no que se refere às pessoas com deficiência. Vamos propor um grande encontro de trabalhadores com algum tipo de deficiência e a divulgação de uma cartilha sobre homofobia, baseada na cartilha da CUT. É importante promover um debate sobre o tema para conscientizar as pessoas sobre o assunto,” disse o dirigente.
A secretária da Mulher da CNM/CUT, Marli Melo do Nascimento esclarece que essas ações são deliberações da Executiva da confederação, e que a secretaria da Mulher vai incrementar as visitas aos sindicatos.” Vamos dinamizar ainda mais nossa agenda de visitas. Precisamos ampliar a participação das mulheres no meio sindical. Sabemos das dificuldades, mas quanto maior for a atuação da mulher metalúrgica nos movimentos sindicais, mais representatividade conseguiremos, “afirmou Marli.
Ainda segundo Marli , na reunião de hoje ficou definida a data da 3º Conferência das Mulheres Metalúrgicas da CNM/CUT , que será em maio de 2013.
Um cadastro dos responsáveis pela pasta de igualdade racial deverá estar concluído até o final deste ano, revelou a secretária de Igualdade Racial da CNM/CUT, Christiane dos Santos. “A secretaria também ficará responsável pela elaboração de um documento com cláusulas que garantam a igualdade racial,” disse a dirigente.
Ampliar o debate sobre o Plano Brasil Maior para que o jovem trabalhador conheça as ações propostas pelo governo Dilma para o setor. O secretário de Juventude da CNM/CUT, Leandro Soares disse que a secretaria vai intensificar a participação e a promoção de encontros com os jovens trabalhadores. “Nesses encontros vamos aprofundar o debate sobre as ações do Plano Brasil Maior, para que o jovem amplie seus conhecimentos e divulgue nos coletivos dos sindicatos e federações,” enfatizou Leandro.
Para a secretária de Formação da CNM/CUT, Michele Ciciliato, esse encontro foi produtivo, “pois conseguimos organizar as ações e garantir que os secretários tenham uma participação ativa dentro da CNM/CUT, articulando uma política que fortaleça a transversalidade nos sindicatos”.
O secretário-geral da CNM/CUT, João Cayres avalia o encontro como positivo, produtivo e necessário. “A missão da CNM/CUT é organizar, apoiar e orientar os sindicatos e federações filiadas com base nos princípios da CUT e nesse sentido, essas reuniões são extremamente importantes para difundir essas propostas para os trabalhadores,” disse Cayres.
Da CNM/CUT