Metalúrgicos do ABC na avenida por Lula
Metalúrgicos do ABC entrarão no sambódromo do Anhembi às 4h da manhã do domingo para desfilar na Gaviões da Fiel, que homenageia o ex-presidente
Companheiros provam fantasia que vai para a avenida. Fotos: Rossana Lana / SMABC
Uma ala com 55 metalúrgicos do ABC vai desfilar pela escola de samba Gaviões da Fiel, que este ano homenageia o ex-presidente Lula no carnaval paulistano.
A escola entra no sambódromo do por volta das 4h da manhã do domingo, com transmissão da TV Globo, e os companheiros vestirão a fantasia que mostra a fase sindicalista do ex-presidente, uma das mais importantes de sua vida.
A vontade de representar na avenida a história de Lula superou até as paixões futebolísticas. Trabalhadores que torcem por outros times vão para avenida representar as cores da escola de samba formada por corintianos. Tudo por Lula.
“Vou desfilar pelo respeito e consideração à figura do companheiro Lula”, afirmou Gilberto dos Santos Souza, o Giba PT, trabalhador na Mercedes, que não é corintiano.
O mesmo acontece com Maria Dilvetânia Pereira, a Tânia, trabalhadora na Rolls-Royce. “Quero homenagear o companheiro Lula na avenida. Ele merece”, disse.
Os metalúrgicos do ABC que torcem pelo Corinthians afirmam que prestarão duas homenagens. “Além de fiel torcedor do Corinthians, sou fiel à história e trajetória do companheiro Lula”, afirmou José Roberto Leite, o Azulão, trabalhador na Mercedes
Silvio César do Nascimento, o Silvinho, metalúrgico na Volks e corintiano, comenta que já desfilou carnaval e foi emocionante, mas agora a responsabilidade é maior porque vai representar a classe trabalhadora na avenida.
Escola contará vida do ex-presidente
Cerca de 4 mil componentes estarão em 25 alas contando a história da vida de Lula, desde a infância pobre no sertão pernambucano, o passado migrante em São Paulo, o engajamento sindical e a vitória para a Presidência da República em 2002.
Com o samba-enredo “Verás que o filho fiel não foge à luta – Lula, o retrato de uma nação”, dos compositores Grandão, Batata, Netinho, Max, Magrão, Luciano, Mariano Araújo e Dentinho, a Gaviões da Fiel será a sexta e penúltima escola a desfilar no segundo dia de desfiles do carnaval paulistano.
Casal de mestre-sala e porta-bandeira dançam com a bandeira do enredo
Veja a letra do samba-enredo:
Vai meu gavião…
Cantando a saga do menino sonhador
Um filho do sertão, cabra da peste, irmão
Que deus pai iluminou
Trouxe no sangue a coragem, a fé
O poder regendo seu destino
Na cidade grande a esperança… O futuro promissor!
Traçou seu o caminho
Cresceu foi à luta… Pra vencer
E o sonho se torna real
Luiz Inácio o operário nacional!
Companheiro fiel… Por liberdade
Na corrente do bem… Contra a maldade
Elo forte da democracia
A luz da nossa estrela guia
Viu… No coração do Brasil
Tanta desigualdade
O retrato da realidade
A utopia buscando a dignidade!
Solta o grito da garganta e vem comemorar
A soberania popular
Felicidade…
O povo unido venceu
A cidadania resplandeceu
Uma nova era aconteceu!
Sou da nação, sou valente e festeiro
Corintiano loucamente apaixonado!
Em oração a São Jorge guerreiro
Peço que o brasileiro seja sempre abençoado!
Da Redação