Plano Brasil Maior é tema de encontro com dirigentes na CNM/CUT

Dirigentes sindicais e representantes da CUT se reúnem para elaborar propostas dos trabalhadores, que serão apresentadas nos Conselhos de Competitividade

Com a proximidade do início dos trabalhos dos Conselhos de Competitividade, que serão as principais fontes de informação para a composição das ações do Plano Brasil Maior, a CNM/CUT já se antecipa e promove reunião com dirigentes sindicais e representantes da CUT.
 
O grupo de 25 dirigentes sindicais, representantes da CUT e da subseção do Dieese, esteve nesta quinta-feira (24), na sede da CNM/CUT, em São Bernardo do Campo – SP, para debater sobre os temas que serão apresentados nos CC, que são:
 
 – Sistemas da Mecânica, Eletroeletrônica e Saúde:
 
Petróleo & Gás e Naval (cadeia de suprimento); Complexo da Saúde; Automotivo; Complexo de Defesa e Aeroespacial; Bens de Capital e TIC- Tecnologia da Informação e Comunicação;
 
– Sistemas Intensivos em Escala:
 
Químico-Petroquímico e Fertilizantes; Energias Renováveis; Minero-Metalúrgico; Celulose e Papel;
 
 – Intensivos em Trabalho:
 
HPPC; Calçados e Artefatos; Têxtil e Confecções; Móveis; Brinquedos; Complexo da Construção Civil e Serviços de apoio à produção;
 
 – Sistema Agroindustrial:
 
Agroindústria;
 
– Comércio, Logística e Serviços Pessoais:
 
Comércio Atacadista e Varejista; Logística e Serviços pessoais direcionados ao consumo das famílias.
 
Os 19 Conselhos de Competitividade terão a participação de representantes dos trabalhadores, empresários e governo.
 
Na abertura o encontro, foi apresentado pela equipe da subseção do Dieese, na CNM/CUT, um panorama da situação sócio-econômica do País. Na sequencia, foram debatidos temas de interesse dos trabalhadores, como valorização da mão de obra e crescimento industrial.

Para o presidente da CNM/CUT, Paulo Cayres, é fundamental a participação dos trabalhadores neste cenário: “Precisamos marcar presença e deixar bem claro quais são as necessidades para os diversos setores por nós representados que são: automotivo, siderúrgico, eletroeletrônicos, naval, aeroespacial e bens de capital. A constante defesa do emprego, da produção nacional e do desenvolvimento da indústria são nossas prioridades, entre outras”, destacou o dirigente.
 
Participaram do encontro, dirigentes das federações e dos sindicatos do ABC, Niterói – RJ, São Leopoldo – RS, Concórdia – SC e Timóteo – MG. Por São Paulo: Taubaté, Sorocaba, São Carlos, Itu e a FEM/CUT-SP.

Da CNM/CUT