Formação profissional é desafio para a categoria
Sérgio Nobre quer investimentos em formação profissional
Foto: Raquel Camargo / SMABC
Em palestra feita nesta terça-feira no Curso de formação de dirigentes do Sindicato, o presidente Sérgio Nobre voltou a alertar que um dos maiores desafios para os metalúrgicos do ABC, hoje, é garantir a realização de investimentos para a criação de empregos de qualidade e para o avanço tecnológico das empresas.
“A globalização produziu uma divisão internacional do trabalho que deixa para os países emergentes os piores empregos, enquanto o trabalho qualificado fica com as economias desenvolvidas”, explicou Sérgio Nobre.
“Isto acontece porque os países avançados produzem equipamentos com alta tecnologia e deixam para a indústria no Brasil e América Latina, por exemplo, o que não mais lhe interessa fabricar. Isto é, equipamentos com baixa tecnologia, que agridem a saúde e o meio ambiente e empregos mal remunerados”, prosseguiu o presidente do Sindicato.
Por isso, mais uma vez ele defendeu que os metalúrgicos do ABC definam um plano de ação que priorize a formação profissional e assegure o acesso dos trabalhadores ao ensino superior. Assim, teriam condições de atrair e atuar em empresas de ponta.
Ao mesmo tempo, o dirigente quer o Sindicato aliado a parceiros que possam contribuir para trazer ao ABC empresas que produzem com alta tecnologia. Como exemplo, citou o caso da união com a Prefeitura de São Bernardo para a produção de aviões na cidade e a participação de empresas da base na construção do trem bala que ligará São Paulo ao Rio de Janeiro.
Também assegurar o desenvolvimento e a produção de novos modelos de veículos em nossas montadoras, que hoje são disputados por diversos países no mundo. Elas abririam as vagas para a categoria, já melhor preparada, trabalhar.
“Vamos brigar por empregos de qualidade, criativos e bem remunerados e que assegurem à categoria um espaço privilegiado na produção de bens de alta tecnologia”, concluiu Sérgio Nobre.
Curso é para todos os membros dos CSEs
O Departamento de Formação vai fornecer o curso de formação de dirigentes aos integrantes dos 89 Comitês Sindicais de Empresas eleitos este ano e que representam cerca de 80% da categoria.
Seu objetivo é criar um espaço de debate e de reflexão onde os participantes possam opinar e contribuir com propostas para o projeto político do Sindicato.
O Departamento de Formação espera que estas discussões preparem os dirigentes para o próximo congresso da categoria, previsto para o final de 2011.
Da Redação