Juventude Metalúrgica debate plano de ação no Uruguai

A FITIM organizou nos dias 9 e 10 de maio, no Uruguai, um encontro com representantes da juventude metalúrgica de seis países como o primeiro passo para um trabalho integrado de incentivo e adesão dos jovens ao movimento sindical em todos os países da região.
O encontro ocorreu em Montevidéu e reuniu dirigentes sindicais do Brasil, Colombia, México, Chile, Uruguai e Alemanha, que colaborou com a discussão. O representante da juventude metalúrgica brasileira foi o dirigente sindical Luciano da Silva, o “Tremembé”, novo secretário da Juventude da FEM/CUT-SP (Federação dos Sindicatos Metalúrgicos do Estado de São Paulo), que, indicado pela CNM/CUT para participar do evento.
“O Brasil, especialmente a CUT, já tem um forte trabalho voltado aos jovens, e essa foi a primeira reunião da FITIM para pensar a juventude em toda a América Latina. É o primeiro passo de um grande trabalho de integração”, disse Tremembé.
Em comparação com outros países, Luciano citou no encontro os avanços de política públicas brasileiras voltadas para o jovem, como a Secretaria de Juventude da Presidência da República, o Projovem e o Conjuve (Conselho Nacional da Juventude). Dentro do ramo metalúrgico, a recente criação das Secretarias da Juventude da FEM-SP e da CNM/CUT também são prova desse avanço.
“A realidade da juventude nos outros países é totalmente diferente da do Brasil. Na Colombia, México, Chile e Uruguai a adesão de jovens ao movimento sindical é muito difícil, ao contrário do Brasil, que já tem uma política de inclusão dos jovens consolidada dentro do movimento sindical”, ressaltou.
Lutas
Ainda de acordo com Tremembé, entre as lutas da juventude metalúrgica brasileira estão a formação de jovens sindicalistas, a diminuição da rotatividade nas empresas, a implantação de horários flexíveis que não prejudiquem os estudos e a implantação da licença-maternidade de 180 dias, tendo em vista o grande número de mães jovens, sendo que em vários sindicatos estão conquistando esses direitos, inclusive em Pindamonhangaba, cidade onde Luciano é dirigente sindical.
Organização
O evento foi realizado pela FITIM e coordenado por de Marino Vani, representante do escritório regional da Federação na América Latina e Caribe, e contou com apoio da FES (Friedrich Ebert Stifung). Também participaram do encontro trabalhadores do ramo da mineração e o vice-presidente da ICEM (Federação Internacional dos Trabalhadores no Ramo Químico), o brasileiro Sérgio Novais, que também é presidente da ICEM para a América Latina e Caribe. A próxima etapa será uma reunião durante encontro da FITIM que ocorrerá ainda este mês em Genebra, na Suíça, onde estarão presentes membros do encontro no Uruguai.
Da CNM/CUT (Valter Bittencourt – CNM/CUT e Guilherme Moura – Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba)