Educafro e Maria Helena Negreiros ganham o João Ferrador. Lula é homenageado


Foto: Raquel Camargo / SMABC

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC comemorou nesta quinta-feira 52 anos de existência com a entrega da terceira edição do 3º Prêmio João Ferrador de Cidadania ao ex-presidente Lula, ao curso pré-vestibular  Educafro e à professora Maria Helena Negreiros.

João Ferrador foi um personagem criado pelo cartunista Hélio Vargas para expressar, pela Tribuna Metalúrgica, os anseios políticos e do dia-a-dia nas fábricas em uma época que a ditadura censurava e reprimia as manifestações dos trabalhadores.

“Ele foi a voz da categoria naqueles dias”, afirmou Sérgio Nobre, presidente do Sindicato. “Por isso resgatamos João Ferrador para mostrar para a juventude o quanto essa categoria lutou para ser uma das mais importantes do Brasil”, prosseguiu o dirigente.

Sérgio Nobre lembrou que o prêmio para Lula foi definido pela diretoria. “Sua vitória pessoal representa também a vitória e o sucesso da classe trabalhadora, pois ele representa alguém que saiu de nosso meio e terminou o mandato com 90% de popularidade, concluiu.

Da Redação