Região cria 17.682 postos de trabalho até junho

As empresas do ABCD registraram um saldo positivo com a criação de 17.682 postos de trabalho com carteira assinada neste ano, de janeiro a junho. Os dados são referentes ao Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados nesta terça-feira (19/07), pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego).

Somente em junho, o saldo de empregos formais totalizou 35 novas vagas nas empresas da Região. A expectativa é a de que o número aumente em julho, conforme previsão de economista.

O crescimento do emprego na Região em Junho foi puxado por duas das setes cidades, que registraram saldo positivo. Santo André criou 318 e São Bernardo, 134 postos de trabalho. Nas outras, o número de demitidos superou o de admitidos pelas empresas gerando um saldo negativo: Diadema (-105), Mauá (-266), Ribeirão Pires (-22), Rio Grande da Serra (-16) e São Caetano (-8).

O professor de economia da Fundação Santo André, Volney Gouveia, afirmou que, apesar de a maioria dos municípios apresentar saldo negativo, a expectativa é de que os números melhorem em julho. “Santo André e São Bernardo têm um peso maior na economia local, então é considerado normal essas cidades terem um saldo positivo. Os números apontam que os demais municípios estão de acordo com o programa do Governo Federal, de ações para conter um pouco a demanda e melhorar a inflação. Essas taxas negativas nesse mês são sazonais, e devem melhorar em breve, já que uma das bandeiras do Governo é a de criar empregos”, explicou.

Em Santo André, o setor que mais se destacou na contratação de empregados foi o de serviços com um saldo de 498 novas vagas, o que significou 4.675 pessoas admitidas contra 4.177 demitidas. Da mesma forma em São Bernardo, serviços tiveram 191 admitidos, o resultado de 5.486 contratados contra 5.295 desligados.

O setor de destaque em contratações na Região com base na pesquisa do Caged foi o de serviços com o saldo de 922 postos de trabalho. O comércio também está em segundo lugar no ranking, com 374. Já o setor da Construção Civil que geralmente se destaca com saldo positivo, no mês de junho ficou negativo, com -936 vagas.

No ano
O balanço de empregos criados nos últimos 12 meses também foi positivo. Em junho deste ano em relação ao mesmo mês do ano passado, as empresas da Região geraram 42.091 novas oportunidades de trabalho.

Nacional 
O País gerou 215.393 empregos com carteira assinada em junho, segundo dados do Caged. Foram realizadas 1.781.817 admissões e 1.566.424desligamentos. No mesmo período de 2010, o saldo foi 212 mil empregos e, no mês passado, o saldo foi 252 mil empregos.

Do ABCD Maior