Indústrias fecham 800 vagas na Região em junho

Santo André e São Bernardo foram as cidades que mais tiveram demissões. Em Diadema e São Caetano houve expansão de 300 empregos

As indústrias do ABCD demitiram mais do que contrataram no mês de junho, conforme pesquisa da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e do Ciesp (Centro das Indústrias), divulgada na manhã desta quinta-feira (14/07). Cerca de 800 postos de trabalho foram fechados entre Santo André e São Bernardo. As empresas que estão na base das diretorias regionais do Ciesp de Diadema e São Caetano ampliaram a oferta de vagas em 300 postos.

De acordo com o professor de Economia da FEA-USP( Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo) Manoel Pontes , o fato de o ABCD possuir um complexo industrial consolidado acaba sendo um dos fatores diferenciais, mas a indústria nacional não passa por um bom momento por conta da forte entrada dos produtos chineses no mercado interno. Sendo assim, as empresas nacionais tendem a diminuir a sua capacidade produtiva e as demissões acabam acontecendo. “A economia ainda se encontra estável e se o governo federal almeja que a indústria da transformação amplie o seu desempenho é preciso pensar em ações em curto prazo para que o segundo semestre não seja fechado no vermelho”, disse.

O emprego industrial em Diadema foi influenciado pelas variações positivas dos setores de Produtos Químicos (2,31%), Produtos de Metal exceto Máquinas e Equipamentos (0,26%) e Produtos de Borracha e Material Plástico (0,67%), que são setores que mais influenciam o cálculo do índice total da região. O resultado só não foi melhor devido as variações negativas dos setores de Veículos Automotores e Autopeças (-0,37%) e Máquinas e Equipamentos (-0,09%),

Em Diadema, onde o resultado de junho foi positivo, no acumulado deste ano, o índice teve um decréscimo (-0,31%), que representa uma redução de aproximadamente 200 postos de trabalho. Em 12 meses, o acumulado também é negativo -1,60%, representando um acréscimo de aproximadamente 950 postos de trabalho.

Já em São Caetano, onde está instalada a Genberal Motors, o crescimento do emprego na indústria foi influenciado pelas variações positivas dos setores de Veículos Automotores e Autopeças (1,15%) Produtos de Metal, exceto máquinas e Equipamentos (0,81%) e Produtos Alimentícios (0,06%), que são os setores que mais influenciam o cálculo do índice total da região. O resultado só não foi melhor devido as variações negativas dos setores de Produtos de Borracha e de Material Plástico (-1,09%) e Móveis (-0,17%).

Em São Caetano ao longo deste ano, é possível constatar um acumulado de 6,72%, representando um acréscimo de aproximadamente 1.600 postos de trabalho. Em 12 meses, o  acumulado é de 8,41%, representando um acréscimo de aproximadamente 1.950 postos de trabalho.

Em São Bernardo o acumulado de 3,14%, representa um acréscimo de aproximadamente 3.050 postos de trabalho. Mas em 12 meses, é possível observar um crescimento acumulado de 6,11%, o que representa um acréscimo de aproximadamente 5.800 postos de trabalho.

O emprego industrial em São Bernardo foi influenciado pelas variações negativas dos setores de Produtos de Metal exceto Máquinas e Equipamentos (-1,68%), Metalúrgica (-0,92%) e Veículos Automotores e Autopeças (-0,12%), que são setores que mais influenciam o cálculo do índice total na região. O resultado só não foi pior devido as variações negativas dos setores de Máquinas e Equipamentos (0,90%), Produtos Químicos (0,61%) e Produtos de Borracha e Plástico (0,40%), que também influenciam o cálculo do índice.

Já em Santo André o resultado foi influenciado  pelas  variações negativas   dos  setores  de   Produtos  de  Borracha  e  Plástico  (-2,58%), Metalúrgica (-1,53%), Produtos Químicos (-1,11%) e Veículos Automotores e Autopeças (-0,06%), que são setores que mais influenciam o cálculo do índice total na região. O resultado só não foi pior devido a variação positiva do setor de Produtos de Metal exceto Máquinas e Equipamentos (1,68%), que também influencia o cálculo do índice.

Ao longo deste ano, já é possível constatar um valor acumulado de -3,10%, o que representa uma redução de aproximadamente 2.150 postos de trabalho. Em 12 meses, temos um acumulado de -8,50%, o que representa uma redução de aproximadamente 6.200 postos de trabalho no município andreense.

Do ABCD Maior