Indústria tem maior alta em quase 3 anos impulsionada pela produção de veículos
A produção industrial brasileira subiu 5,7% em janeiro na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (7). O resultado mensal de janeiro é o mais expressivo desde março de 2010, quando a atividade registrou avanço de 3,4% na comparação anual. Na comparação com dezembro, a alta foi de 2,5% (a maior expansão mensal em quase três anos).
De acodo com o IBGE, a produção de veículos teve alta de 39,3% em um ano, e exerceu a maior influência positiva no indicador, com destaque para a maior fabricação de carros, caminhões e ônibus.
Parte da alta pode ser explicada pelos dados ruins obtidos pelo setor em janeiro do ano passado, quando teve uma queda de 26,8%, em virtude das paralisações ocorridas por conta da concessão de férias coletivas em várias empresas.
Com esse resultado, o setor interrompe o comportamento negativo presente desde novembro (na comparação mensal), período em que acumulou perda de 4,5%.
Além da fabricação de veículos, outras indústrias tiveram alta em janeiro: refino de petróleo e produção de álcool (5,2%), máquinas e equipamentos (5,7%), farmacêutica (5,6%) e material eletrônico, aparelhos e equipamentos de comunicações (10,5%).
Do UOL Economia