Venda de carros na Europa tem o pior janeiro dos últimos 23 anos

Janeiro de 2013 foi o pior desde 1990 no que diz respeito às vendas de carros novos na Europa. A Acea, associação dos fabricantes de veículos da região, informou na terça-feira, 19, que foram vendidas 918,2 mil unidades no mês, o que representa uma queda de 8,5% na comparação com o mesmo período de 2012. Medidas de austeridade e o desemprego afetaram os gastos dos consumidores.

Ford, PSA, Toyota e Volvo foram as montadoras mais prejudicadas no mês. A americana Ford, que está fechando três fábricas no continente, apresentou retração de 25,8% na comparação com 2012, totalizando 61,5 mil veículos vendidos. Enquanto a PSA, a Toyota e a Volvo tiveram queda de cerca de 16%.

Olhando para os maiores mercados da União Europeia, apenas o Reino Unido apresentou alta, de 11,5%, em janeiro, somando 143,6 mil carros. O país com volume maior de vendas, a Alemanha, fechou o mês com pouco mais de 192 mil unidades, retração de 8,6%. Espanha teve queda de 9,6%, bem como a França, de 15,1%, e a Itália, de 17,6%.

Apesar da fraca demanda alemã, o Grupo Volkswagen, com 224,3 mil carros, registrou queda de 5,5%, menor do que a do mercado como um todo. A BMW apresentou alta de 9,4% e o Grupo Daimler, de 3,7%, com destaque para a marca Mercedes-Benz, que cresceu 4,7% em janeiro.

A italiana Fiat, com 61 mil carros, teve queda de 12,4% impulsionada pela Alfa Romeo, que despencou 36,8%, para 5,6 mil unidades.

A francesa Renault caiu 6,1%, totalizando 77,5 mil automóveis. As marcas da GM juntas, no mesmo ritmo, caíram 5,2%. Ao passo que a Nissan teve baixa de 6,4% e a Hyundai, de apenas 2,2%.

A Kia obteve alta de 7,7%, a Honda, de 11,8%, e a Jaguar Land Rover, de 20,6%.

Após despencar em 2012 para uma mínima de 17 anos (leia aqui), a demanda europeia por carros deve retrair ainda mais em 2013. A maioria das fabricantes prevê que o mercado automotivo europeu cairá entre 3% e 5% em 2013.

 

Do Automotive Business