Mercado automotivo pode chegar às 4 milhões de unidade em 2013, diz Anfavea
Os resultados do setor automotivo brasileiro apurados em janeiro reafirmaram o cenário positivo projetado pela Anfavea para 2013. Na quarta-feira, 6, em São Paulo, Cledorvino Belini, presidente da associação, afirmou que o início do ano aponta clima favorável e que as projeções de crescimento do PIB, aliadas a investimentos que estão sendo anunciados para o País, criam condições necessárias para que o setor alcance os volumes previstos no mercado interno – podendo, inclusive, superá-los levemente.
Belini afirmou acreditar que o primeiro trimestre será de bons resultados, e indicou que “o grande desafio da indústria automotiva brasileira em 2013 será o de superar as 4 milhões de unidades comercializadas” – a projeção oficial da Anfavea aponta de 3 milhões 930 mil a 3 milhões 970 mil veículos vendidos no total deste ano.
De acordo com os dados da Anfavea as vendas de veículos em janeiro foram as melhores para o mês, totalizando 311,5 mil unidades: 16,1% acima do volume de igual mês do ano passado, mas 13,3% de queda na comparação com dezembro de 2012, explicada pela tradicional movimentação sazonal do período.
Com 22 dias úteis, janeiro registrou média diária de 14 mil 157 unidades, também 16% de aumento ante janeiro do ano passado, vez que ambos tiveram o mesmo número de dias de vendas. Já na comparação com dezembro a média diária caiu 25%, reflexo natural de incentivos no último bimestre do ano como décimo-terceiro salário. “O importante é que janeiro teve um movimento de loja muito bom”, confirmou Belini.
Em janeiro os estoques somaram 298 mil veículos, suficientes para 29 dias de vendas. Deste total 238 mil unidades estavam nos pátios das concessionárias, equivalente a 23 dias, e 60 mil nas fabricantes, seis dias. Em dezembro o estoque total fechou em 24 dias.
As vendas anualizadas, de fevereiro de 2012 a janeiro de 2013, somam 3 milhões 845 mil unidades, 5% acima do volume do período imediatamente anterior.
Neste ano o feriado prolongado do carnaval acontecerá na primeira quinzena de fevereiro, o que não distorcerá a análise do desempenho de mercado nem para o mês nem para o acumulado, já que em 2012 o feriado aconteceu também em fevereiro, porém na segunda quinzena. Em 2011, o carnaval aconteceu em março.
Do Auto Data