Produção da indústria química sobe 7,12% em agosto

Os volumes de produção da indústria química brasileira cresceram 7,12% em agosto, na comparação anual, de acordo com dados preliminares da Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química). Frente ao registrado em julho, o avanço foi de 3,25%.

Conforme a entidade, no acumulado dos oito meses do ano, a alta na produção de químicos de uso industrial é de 5,13%. Após um segundo trimestre atípico, de resultados negativos no setor, os números dos últimos dois meses de análise voltaram aos níveis do que havia sido praticado nos primeiros meses do ano.

Produção industrial cresce 1,5% em agosto, aponta IBGE
“Tal fato evidencia uma melhora considerável no ambiente de negócios a partir do início do segundo semestre”, informa a entidade em seu Relatório de Acompanhamento Conjuntural.

As vendas internas também mostraram desempenho positivo no intervalo. Em agosto, o crescimento foi de 5,24% frente ao verificado um ano antes. Na comparação com julho, a taxa de expansão foi de 9,59%. De janeiro a agosto, o índice de vendas internas cresceu 7,82%.

“Mantido esse ritmo para setembro, o 3º trimestre do ano deve encerrar com um dos melhores resultados da série histórica”, segue a Abiquim.
A utilização da capacidade instalada na indústria química, segundo a entidade, ficou em 86% em agosto, com alta de quatro pontos percentuais frente a julho.

 

Do Valor Econômico