Puxada por automóveis, produção industrial sobe 0,3% em julho

A produção industrial aumentou 0,3% em julho ante junho, na série com ajuste sazonal, divulgou nesta terça-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado veio dentro das expectativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções, que estimaram desde uma queda de 1,20% a uma alta de 0,80%, com mediana positiva de 0,20%.

Na comparação com julho de 2011, a produção caiu 2,9%, foi a 11.ª taxa negativa consecutiva. Nesta comparação, as estimativas foram de recuo, desde -5,50% a -1,30%, com mediana negativa de 3,20%. Em 2012, a produção da indústria acumula queda de 3,7%. E, em 12 meses, a queda é de 2,5%. A alta de 0,3% fez o índice de média móvel trimestral registrar uma variação de -0,1% para o trimestre findo em julho.

Automóveis
A recuperação na produção de veículos na passagem de junho para julho figurou entre as principais contribuições positivas para a taxa de 0,3% da indústria no mês. A produção da atividade de veículos automotores subiu 4,9%, a segunda taxa positiva consecutiva, o que resultou em uma expansão de 8,1% nos últimos dois meses.

Entretanto, em relação a julho do ano passado, a produção de veículos automotores despencou 12,3%, resultando numa das principais contribuições negativas para a queda de 2,9% na indústria nacional nesse tipo de comparação. Houve perdas na fabricação de caminhões, caminhão-trator para reboques e semirreboques, motores diesel para caminhões e ônibus, autopeças e chassis com motor para caminhões e ônibus.

Bens de capital
A produção de bens de capital apresentou alta de 1,0% em julho ante junho. Na comparação com julho de 2011, houve queda de 9,1%. No acumulado do ano, a produção de bens de capital teve queda de 12,0%. Nos últimos 12 meses, a variação foi negativa, de -6,6%.

Revisão
O IBGE revisou a produção industrial de maio ante abril, que passou de uma queda de 1,0% para um recuo de 0,9%. A taxa de março ante fevereiro também foi revisada, de -0,8% para -0,7%. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a produção de industrial de junho passou de -5,5% para -5,6%.

Da Agência Estado