Venda de veículo importado cai 41% em julho, diz Abeiva
A venda de veículos importados atingiu 10.739 unidades em julho de 2012, queda de 41,5% ante o mesmo mês do ano passado, quando foram comercializadas 18.346 unidades. Em relação a junho deste ano, quando foram negociadas 11.202 unidades, as vendas no mês passado recuaram 4,1%. Os dados foram divulgados nesta terça-feira pela Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva).
Já nos primeiros sete meses do ano as vendas de veículos importados recuaram 24,9% em relação ao mesmo período de 2011, para 81.710 unidades. “Mais uma vez, ao comparar os dados de desempenho do setor de importados, em julho, com o comportamento do mercado interno brasileiro, está nítida a influência das altas do IPI e do dólar”, informou, em nota, o presidente da Abeiva, Flavio Padovan.
Ele lembrou que apesar da queda de 4,1% no mercado de importados em julho ante junho o mercado total do Brasil cresceu 3,1% no período, numa referência às medidas de incentivo aos veículos nacionais, concedidas pelo governo.
Da Agência Estado