Consumo interno de máquinas cresce 16,1% em maio

O consumo doméstico de máquinas e equipamentos cresceu 16,1% em maio frente ao mesmo mês de 2011, indicou levantamento divulgado hoje pela Abimaq, entidade que representa o setor.
 
O índice aponta aceleração frente ao observado em abril, quando o consumo avançara 6,8% na mesma base de comparação. O levantamento da associação mostra, porém, que a alta na demanda interna continua a ser atendida de forma crescente por produtos importados.
 
Enquanto o faturamento da indústria de bens de capital acumula alta de 1,5% no ano, frente os cinco primeiros meses de 2011, o faturamento interno — apenas a produção nacional — recuou 5,1% na mesma comparação.
 
No mês de maio, as exportações de máquinas e equipamentos cresceram 4% frente ao embarcado no mesmo período de 2011, enquanto as importações subiram 13,2%. A balança comercial do setor acumula deficit de US$ 7,9 bilhões no ano, alta de 9,6% sobre o valor registrado de janeiro a maio do ano passado.
 
O número de pessoas empregadas no setor de bens de capital chegou a 259,2 mil em maio, uma queda de 0,4% sobre o mês imediatamente anterior. Segundo a Abimaq, a indústria de máquinas acumula perda de 5,42 mil empregos desde outubro de 2011.

Do Valor Econômico