Produção mundial de aço cresce 0,7% em maio ante 2011
A produção mundial de aço bruto mostrou alta de 0,7% em maio, na comparação com o mesmo mês de 2011, para 131 milhões de toneladas, segundo dados divulgados hoje pela World Steel Association (WSA, na sigla em inglês), entidade que reúne produtores de 62 países.
No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, a produção global de aço bruto totalizou 635,6 milhões de toneladas, com crescimento de 0,8% frente ao verificado em igual período anterior.
Mais uma vez, a melhora foi impulsionada pela China, maior produtor mundial do insumo. Em maio, o país asiático produziu 61,2 milhões de toneladas de aço, com avanço de 2,5% na comparação anual. No Japão as taxas de expansão também foram positivas, com alta de 2%, para 9,2 milhões de toneladas.
Nos Estados Unidos, o volume produzido avançou 7,4% em maio, ante o mesmo mês do ano passado, para 7,7 milhões de toneladas.
Na contramão desses países, O Brasil verificou baixa de 11,7% no volume de aço bruto produzido, para 2,9 milhões de toneladas, na comparação com maio dos ano passado. Alemanha também registrou queda, mostra a associação. Foram produzidas 3,7 milhões de toneladas de aço bruto, uma redução de 9,7% frente ao verificado um ano antes.
Segundo a WSA, a taxa de utilização da capacidade nos 62 países produtores caiu para 79,6% em maio, ante 81,3% em abril. Comparada a maio de 2011, a taxa foi 1,4 ponto percentual inferior.
Do Valor Econômico