Sérgio Nobre critica falta de crédito e debate estímulo a caminhões

Reivindicações serão apresentadas nesta quarta em reuniões que o presidente do Sindicato participará em Brasília


Foto: Luciano Vicioni

O presidente do Sindicato, Sérgio Nobre, estará nesta quarta-feira (9) em Brasília para discutir o setor automotivo em duas reuniões no Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio (MDIC).

Na primeira, às 9h, ele prosseguirá com os debates do Grupo de Trabalho de Autopeças. Na segunda, às 14h, o dirigente participa da reunião do Conselho de Competitividade do Setor Automotivo.

Sérgio Nobre aproveitará este encontro e levará ao governo federal as preocupações dos metalúrgicos do ABC em relação às restrições ao crédito para a aquisição de veículos, o que tem aumentado os estoques de automóveis nas montadoras.

Ele também quer a ampliação da política de incentivo para o setor de caminhões, que ficarão em média 15% mais caros após a introdução de novas tecnologias e o combustível que usarão, 8% de aumento em relação ao anterior.  

“Não vamos aceitar que os trabalhadores paguem a conta pelo recuo nas vendas e nem pela perda dos postos de trabalho que conquistamos”, disse Sérgio Nobre. 

Dois pontos
“Primeiro, queremos debater a questão do crédito, que é de fundamental importância para o consumo de veículos. Outro ponto é que se amplie uma política para estimular a retomada na produção de caminhões principalmente com as exigências de adequações ambientais feitas pelo governo”, prosseguiu.

“Os dados de vendas de veículos nos primeiros três meses do ano estavam próximos aos do ano passado, ou seja, estáveis. Em abril, a venda caiu significativamente, tudo indica que as vendas caíram em conseqüência da restrição de crédito operada pelo sistema financeiro”, concluiu o presidente do Sindicato.

Da Redação