Atividade da indústria recua pelo pelo 6º mês consecutivo, diz CNI

A atividade da indústria brasileira mostrou contração pelo sexto mês consecutivo em fevereiro, de acordo com a pesquisa Sondagem Industrial, divulgada hoje pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O indicador de evolução da produção ficou em 46,5 pontos em fevereiro, um avanço em relação à leitura de 45 em janeiro, mas ainda abaixo dos 50 pontos, o que mostra recuo da produção. “A atividade industrial segue desaquecida”, observa a CNI em seu relatório.

Já o nível de capacidade instalada (UCI) aumentou para 71% no mês passado, ante 69% em janeiro. No mesmo período do ano passado, a indústria operou com 72% da capacidade.

A UCI efetiva-usual, conceito que leva em conta a comparação com a média do mesmo mês de anos anteriores, ficou em 42,9 pontos em fevereiro, mantendo-se abaixo da linha divisória de 50 pontos. Em janeiro, esse indicador registrou 41,7 pontos. Em fevereiro do ano passado, a taxa foi de 46,7 pontos.

A pesquisa da entidade também revelou que o nível de emprego na indústria seguiu em contração em fevereiro. A leitura desse indicador passou para 48,3 em fevereiro, maior que os 47,1 em janeiro, mas ainda abaixo de 50. Números acima desse nível indicariam expansão do emprego.

Ao mesmo tempo, os estoques aumentaram no mês, mantendo-se acima do planejado, com leitura de 52,1 em fevereiro. Em janeiro, o indicador era de 52,7.

Do Valor Econômico