Faturamento da indústria cresce 2,2% em novembro

O faturamento da indústria brasileira cresceu 2,2% em novembro, ante o mês anterior, caracterizando a sexta alta mensal consecutiva, informou nesta terça-feira (17/1) a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

De acordo com a pesquisa, as horas trabalhadas aumentaram 0,2% e o emprego não se alterou. A utilização da capacidada instalada, que havia registrado 81,4% no mês anterior, manteve-se estável em novembro, com 81,5%. A massa salarial real cresceu 4,8% e foi de 5,3% o aumento do rendimento médio real na indústria.

A pesquisa “Indicadores Industriais” mostra que, em relação a novembro de 2010, o faturamento real cresceu em 14 dos 19 setores industriais pesquisados, com destaque para material eletrônico e de comunicação (23,6% mais em relação a novembro de 2010), outros equipamentos de transporte (23,5% acima) e produtos de metal (mais 20,8% sobre o mesmo mês de 2010).

O levantamento destaca que, na comparação entre novembro último e o mesmo mês de 2010, o setor de couro e calçados foi o que mais reduziu a utilização da capacidade instalada, que recuou cinco pontos percentuais, embora, como a maioria dos segmentos da indústria de transformação, tenha registrado alta de faturamento em cenário de baixa atividade industrial, com 9,6% de crescimento.

Do Brasil Econômico